Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são os 10 melhores aeroportos do mundo? Conheça

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2022 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Chalabala/Envato
Divulgação/Chalabala/Envato

Portas de entrada e de saída para conhecermos novos destinos e desbravar o mundo, os aeroportos são verdadeiras obras-primas quando pensamos em engenharia, logística e tecnologia. Tamanha complexidade e magnitude são difíceis de ver em outras obras e, nós, meros mortais, apenas usufruímos em breves momentos de lazer ou trabalho.

Listas são feitas frequentemente sobre a eficiência dos aeroportos pelo mundo, sempre levando em conta requisitos como pontualidade, lojas, qualidade do serviço e, até mesmo, os restaurantes. E, acreditem, há aeroportos brasileiros entre os melhores do mundo.

Continua após a publicidade

O ranking feito pela empresa alemã AirHelp, em 2019, estabeleceu critérios para chegar a um ranking bem interessante, considerando 132 aeroportos de todo o mundo. O resultado pode ser considerado surpreendente, já que locais bem famosos e de cidades enormes ficaram bem mal posicionados.

Para a avaliação, o critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros quesitos analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo — alimentação e lojas (20% dos pontos).

Veja abaixo quais são os 10 melhores aeroportos do mundo.

10. Viracopos (Campinas, Brasil)

Continua após a publicidade

Posicionado como o 10º melhor aeroporto do mundo pelos critérios da AirHelp, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, foi bem avaliado no geral, com notas boas em serviços e pontualidade. O varejo (lojas) foi o responsável por abaixar um pouquinho a sua média, que foi de 8,25 pontos.

Com capacidade para mais de 10 milhões de passageiros por ano, Viracopos é muito utilizado como base para voos de carga, já que sua pista de 3.240m pode receber aeronaves gigantescas sem maiores problemas. O aeroporto também é o centro operacional da companhia aérea Azul.

9. Tenerife Norte (Tenerife, Espanha)

Continua após a publicidade

Com capacidade para mais de 5 milhões de passageiros anualmente, o Aeroporto Tenerife Norte fica localizado nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha. Foi nesse local que aconteceu o maior desastre aéreo da história da humanidade, quando dois Boeing 747 (um da PanAm e outro da KLM) se colidiram na pista, matando 583 pessoas.

Mesmo com esse incidente, o Tenerife Norte é considerado um excelente aeroporto pois pode ser usado como hub para que companhias atinjam outras localidades próximas, além de ser bem pontual e equipado com duas pistas de mais de 3km cada. Sua média no ranking da AirHelp é 8,25.

8. Rajiv Gandhi (Hyderabad, Índia)

Continua após a publicidade

Um dos mais novos nesta lista, o aeroporto Rajiv Gandhi fica na cidade de Hyderabad, na Índia, e foi inaugurado em 2008 como forma de atender as operações do Aeroporto de Begumpet, na mesma cidade. Sua capacidade operacional é de quase 12 milhões de passageiros/ano.

Capaz de receber aeronaves como o Airbus A380, esse aeroporto tem duas pistas: uma de 3,7km e outra de 4,2km. A média no AirHelp é de 8,27 pontos.

7. Singapura Changi (Singapura, Singapura)

Continua após a publicidade

Um dos maiores aeroportos do mundo em termos de capacidade, o Aeroporto Internacional de Singapura é um dos principais do sudeste asiático, sendo referência em logística e tecnologia. Por ano, mais de 50 milhões de passageiros passam por ele, mais, por exemplo, do que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado da América Latina.

O Singapura Changi tem três pistas: duas com 4km e outra com 2,7km. A média no ranking AirHelp é de 8,27. Essa obra se destaca por seu luxo e coisas inusitadas, como ser o lar da maior cachoeira interna do mundo.

6. Sheremetyevo (Moscou, Rússia)

Continua após a publicidade

Com média de 8,35 no ranking da AirHelp, o Aeroporto Internacional Sherementyevo, em Moscou, só ficou à frente do de Singapura pelos critérios de desempate. Maior aeroporto da Rússia, ele é capaz de atender até 35 milhões de pessoas por ano.

Para operar, esse aeroporto conta com duas pistas: uma de 3,5km e outra de 3,7km.

5. Lech Walesa (Gdansk, Polônia)

Continua após a publicidade

Diferente dos demais aeroportos desta lista, o Lech Walesa, localizado em Gdansk, na Polônia, opera com uma pista curta, com cerca de 2.800m aproximadamente. Mesmo assim, é capaz de receber aeronaves de porte considerável, como o Boeing 777 e o Airbus A350.

Ele se destaca por sua grande pontualidade e ter serviços dos mais variados em boa quantidade. A média no AirHelp foi de 8,35.

4. Afonso Pena (São José dos Pinhais, Brasil)

Continua após a publicidade

Outro aeroporto brasileiro na lista, o Aeroporto Internacional de Curitiba (ou Afonso Pena) atende a região metropolitana da capital paranaense. Apesar de ser um local que recebe voos internacionais, eles são apenas oriundos de países próximos, como Argentina, Chile e Colômbia.

O motivo para isso é o tamanho das pistas, que são de 2,2km e 1,7km, capazes de receber aviões regionais, como os Boeing 737 e Airbus A320.

Suas notas em pontualidade, serviço e varejo lhe renderam média de 8,37 no ranking da AirHelp.

Continua após a publicidade

3. Aeroporto Internacional de Atenas (Atenas, Grécia)

Inaugurado em 2001 como uma das obras pensadas para os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o Aeroporto Internacional de Atenas é o maior da Grécia e um dos mais modernos da Europa, superando rivais de países mais ricos e estruturados.

Ele tem capacidade para quase 20 milhões de passageiros por ano e consegue receber aeronaves gigantes graças às duas pistas, que medem 4km e 3,8km. Sua média no ranking da AirHelp foi de 8,38.

Continua após a publicidade

2. Tóquio Haneda (Tóquio, Japão)

Outro dos aeroportos mais "regionais" da lista, o Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda fica localizado em uma região próxima ao centro da capital japonesa e atende primordialmente voos domésticos e de países vizinhos. Sua capacidade operacional, porém, é bizarramente grande: 72 milhões de pessoas/ano.

Tamanho volume de pessoas pede muitas pistas, certo? Para dar conta, o Tóquio Haneda conta com quatro: uma de 3km, outra de 3,5km e duas de 2,5km. A nota no ranking foi a mesma que do Aeroporto de Atenas, mas o japonês levou a melhor em alguns detalhes.

1. Doha Hamad (Doha, Catar)

Melhor aeroporto do mundo, o Doha Hamad é o principal aeroporto do Catar e será, sem dúvidas, o mais usado na Copa do Mundo de 2022, já que o país asiático será a sede do torneio da Fifa.

Além do luxo e dos ótimos serviços, o Hamad impressiona por sua capacidade operacional de 45 milhões de passageiros. Sede da Qatar Airways, ele pode receber os maiores aviões do mundo, como o A380 e o Antonov, graças às suas duas pistas de quase 5km.

A média no AirHelp foi de 8,39.

Com informações: AirHelp