Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Flagra: este é o J-20, primeiro caça furtivo do mundo com dois lugares

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Outubro de 2021 às 13h10

Link copiado!

Reprodução/Twitter/RupprechtDeino
Reprodução/Twitter/RupprechtDeino

A empresa chinesa Chengdu Aerospace Corporation está desenvolvendo uma aeronave que deve balançar o mercado militar nos próximos meses. Trata-se do J-20, um caça furtivo que, diferente de outros já disponíveis no segmento, tem como característica abrigar dois ocupantes (os tradicionais têm espaço para somente um). Um perfil no Twitter flagrou o taxiamento do avião nos hangares da fabricante, que fica na cidade de Chengdu.

O nome "J-20" ainda não foi oficializado pela empresa, mas deve ser confirmado em breve à medida que o avião estiver prestes a ser lançado. Em um primeiro momento, estranhou-se o fato de o caça ter espaço para um ocupante extra, já que, historicamente, aeronaves desse tipo com um lugar a mais geralmente são utilizadas para fins de treinamento. Mas, levando em conta os movimentos bélicos chineses, os motivos devem ser outros.

Com um ocupante a mais, a vida a bordo do J-20 será, digamos, mais fácil. Isso porque o piloto extra que trabalhar nas missões poderá ajudar o comandante principal a fazer melhor as leituras dos radares presentes na aeronave, além de "traduzir" as informações de combate e exercícios. Com a enorme quantidade de alertas em um voo, uma mente mais "limpa" pode ser determinante.

Continua após a publicidade

Os caças furtivos são importantes para as forças aéreas, pois podem ser utilizados em missões de mapeamento e até de espionagem. Geralmente, são aeronaves leves, ágeis e com ótima dirigibilidade, sempre dotadas de um enorme conjunto de radares e sensores.

Os dados técnicos do caça furtivo J-20 ainda não são conhecidos e ainda é necessário checar a veracidade das imagens vazadas. Ainda assim, é fato que o governo chinês tem investido cada vez mais em equipamentos bélicos e tecnologia para sua força aérea, como novas aeronaves e softwares de análise baseados em inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Fonte: The Drive, The Aviationist