Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o B-21 Raider, futuro avião de combate dos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Março de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/USAF
Divulgação/USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) em breve terá em sua frota um novo avião de combate impressionante, não apenas pelo design imponente, mas também pelo que pretende apresentar em termos de tecnologia e armamentos.

As novas imagens publicadas pelo órgão estadunidense foram suficientes para aguçar a curiosidade de quem é entusiasta do assunto e vem acompanhando o desenvolvimento do projeto. A Northrop Grumman, fabricante do avião, divulgou, porém, uma lista de fatos relevantes e curiosos sobre o B-21 Raider.

O avião de combate é considerado a primeira aeronave de 6ª geração do mundo. De acordo com a empresa , o B-21 é “otimizado para o ambiente de ameaças de alto nível” e, por isso, “desempenhará um papel crítico em ajudar a Força Aérea a cumprir suas missões mais complexas”.

Continua após a publicidade

A ideia é que ele seja a “espinha dorsal” da nova frota de aviões da Força Aérea dos Estados Unidos e se torne capaz de unir furtividade com capacidade de transportar cargas convencionais e nucleares.

“Será uma das aeronaves mais eficazes no céu, com a capacidade de usar uma ampla combinação de munições e de ataque direto”, avisou a fabricante, assegurando que o B-21 será muito mais do que um "simples bombardeiro".

Como é o B-21 Raider?

Continua após a publicidade

Pouco se sabe efetivamente sobre o B-21 Raider, mas a fabricante indicou, durante a primeira apresentação do modelo, em dezembro de 2022, que o avião de combate tem um tamanho “ligeiramente menor” que o B-2.

Ele também apresenta um trem de pouso principal de duas rodas, portas não-trapezoidais e bordas serrilhadas, além de um pára-brisas de quatro peças, similar ao encontrado nos aviões Spirit. As janelas laterais parecem mais arqueadas e estreitas que as dianteiras.

As especificações exatas, por enquanto, não foram divulgadas, mas a Força Aérea dos Estados Unidos deixou claro o que espera do B-21 Raider em uma publicação no Twitter.

Continua após a publicidade

“Manter nossa vantagem requer um conceito de design futuro que atenda nossa segurança nacional, nossas estratégias de defesa e nossos conceitos de batalha, além de reconhecer as mudanças nas tendências nos cenários de guerra”.

B-21 Raider terá upgrades via software

Um dos principais diferenciais do novo avião bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos está no campo tecnológico. Segundo o fabricante, o B-21 Raider terá arquitetura aberta. Isso significa que ele poderá receber atualizações via software para melhorar até mesmo a capacidade de armamentos.

Uma curiosidade a respeito do B-21 Raider é que ele foi batizado em homenagem ao Doolittle Raid, da Segunda Guerra Mundial. Na época, 80 aviadores, sob o comando do tenente-coronel James Jimmy Doolittle, partiram em uma missão a bordo de 16 bombardeiros B-25 que decolaram do pequeno convés de um porta-aviões para bombardear o Japão. Essa ação inédita mudou o rumo das batalhas e marcou a evolução do setor aéreo dos Estados Unidos.