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Airlander 10 | Conheça o "iate voador" que terá voos de primeira classe

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Fevereiro de 2023 às 08h00

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Divulgação/ Hybrid Air Vehicles
Divulgação/ Hybrid Air Vehicles

A Hybrid Air Vehicles trabalha forte para o lançamento do Airlander 10, um dirigível que promete oferecer uma experiência semelhante a de um iate luxuoso nos céus. Esse nicho de mercado, muito explorado em décadas passadas, pode estar retornando, só que mais eficiente e mais amigável ao meio ambiente.

Segundo a fabricante britânica, o Airlander 10, em sua versão híbrida, emite 90% menos CO² em comparação com uma aeronave de mesmo tamanho e performance. Isso é possível graças aos seus quatro novos motores que, apesar de abastecidos com querosene de aviação, são muito mais econômicos graças à ajuda de sistemas eletrificados.

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Além disso, para alçar voo, o Airlander 10 conta com a utilização de gás hélio não-inflamável. Com esse misto de tecnologias, o iate voador consegue ficar nos ares por até cinco dias seguidos, com peso máximo de decolagem de 10 toneladas, 7.400km de alcance, velocidade de até 130 km/h e teto operacional de 6 mil metros.

Os custos operacionais são sensivelmente menores do que aviões executivos, e é possível pousar e decolar de diferentes terrenos, graças justamente ao gás hélio. Segundo a Hybrid Air Vehicles, o Airlander 10 pode operar até na água.

Interior luxuoso, se quiser

Muito embora os dirigíveis também sejam úteis para viagens convencionais e transporte de carga, há um nicho de mercado que deve ser explorado pelas empresas que estão revivendo esse mercado: o de viagens de luxo. E o Airlander 10 terá configurações para isso.

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Em sua versão de luxo, o Airlander 10 terá lounges, bares, sofás e até uma minibalada. O serviço de bordo terá refeições e bebidas comparáveis a de hotéis em, a depender da configuração do dirigível, será possível até dormir na aeronave. Segundo a Hybrid Air Vehicles, o iate voador poderá abrigar até 130 pessoas.

Airlander 10: quando poderemos voar?

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O Airlander 10 ainda está em processo de certificação e deve ser autorizado para realizar serviços comerciais em 2026 na versão híbrida. A fabricante britânica, aliás, já adiantou que trabalha em uma variante 100% elétrica, prevista para operar em 2030.

Os preços das viagens e modelos de passeio ainda serão revelados e dependem mais das empresas que comprarem a aeronave do que propriamente da fabricante. O Airlander 10, aliás, já tem um comprador: a transportadora espanhola Air Nostrum, que encomendou 10 unidades. Os valores não foram revelados.