Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avião de corrida faz manobra impressionante dentro de túnel; veja

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Setembro de 2021 às 11h25

Link copiado!

Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Os aviões de corrida da Red Bull já protagonizaram cenas espetaculares pelo mundo em competições e demonstrações. Mas em evento recente na Turquia, seus pilotos e organizadores passaram dos limites e levaram as aeronaves a executar manobras extremamente perigosas — mas igualmente sensacionais. Desta vez, os profissionais decolaram em meio a túneis rodoviários na cidade de Çatalva.

O complexo viário foi "invadido" pelo avião modelo Zivko Edge 540, que voou a 245 km/h por um trajeto de 2,26 quilômetros, entre espaços completamente fechados e abertos. O mais impressionante é que o espaço entre as pontas das asas e as paredes dos túneis era menor do que quatro metros, o que influenciava na passagem de fluxo de ar pela aeronave e, consequentemente, na pilotagem.

Segundo o piloto do avião, o italiano Dario Costa, o momento mais complicado foi na saída dos túneis, que acometiam a aeronave à influencia de ventos externos e à mudança de iluminação abrupta. "Quando saí do primeiro túnel, o avião começou a se mover para a direita por causa do vento cruzado e, na minha cabeça, tudo ficou mais lento naquele momento. Reagi e apenas me concentrei em colocar o avião de volta no caminho certo para entrar no outro túnel", disse Costa. Segundo a Red Bull, as reações do piloto exigiam tempo de resposta inferior a 250 milissegundos.

Continua após a publicidade

Recordes

Essa ousadia toda da Red Bull e de Dario Costa rendeu alguns recordes, que foram devidamente registrados pelo Guinness Book. São eles: primeiro voo de avião por um túnel; voo mais longo sob um obstáculo sólido; primeiro voo de avião por dois túneis; voo mais longo dentro de um túnel (1.610 metros); e primeira decolagem de avião de um túnel.

Fonte: AeroMagazine