Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Airbus A321 XLR faz manobra impressionante em voo inaugural

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Junho de 2022 às 15h02

Link copiado!

Divulgação/Airbus
Divulgação/Airbus

A Airbus realizou na última quarta-feira o voo inaugural do seu mais novo avião, o Airbus A321 XLR, primeiro narrowbody da fabricante europeia a ter alcance intercontinental longo, semelhante a de aviões bem maiores. A decolagem aconteceu em Hamburgo, na Alemanha, e ficou marcada por manobras impressionantes, como o "wing wave", ou balançar de asas.

No vídeo, que já viralizou nas redes sociais, o piloto que comandava as ações da aeronave realizou a manobra nos momentos finais do teste, que durou mais de 4 horas. É possível ver que ele faz movimentos de pêndulo, jogando as asas para cima e para baixo, como se fosse um tchauzinho.

O processo de homologação do Airbus A321 XLR deve durar um pouco menos do que o convencional porque essa aeronave é derivada de um projeto já existente, o A321, que já circula pelo mundo. O diferencial desse modelo, porém, é seu alcance intercontinental, com capacidade de voos de 8.700km.

Continua após a publicidade

Com o Airbus A321 XLR, as companhias podem cortar custos e oferecer rotas longas com mais eficiência, já que não será necessária a utilização de um modelo de mais de um corredor, os chamados widebody. Será possível, por exemplo, voar de São Paulo a Lisboa ou Madrid sem escalas.

"Este é um marco importante para a Família A320 e seus clientes em todo o mundo. Com a entrada em serviço do A321XLR, as companhias aéreas poderão oferecer conforto de longa distância em uma aeronave de corredor único, graças à sua exclusiva cabine Airspace. O A321XLR abrirá novas rotas com economia e desempenho ambiental imbatíveis", disse a Airbus, em comunicado oficial.

Segundo a gigante europeia, já existem mais de 500 pedidos do A321 XLR distribuídos em 20 clientes diferentes pelo mundo. Nenhuma venda ou arrendamento foi confirmada para o Brasil até o momento.