Publicidade

Novo avião de longo alcance da Airbus tem data para primeiro voo

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Junho de 2022 às 16h35

Link copiado!

Divulgação/Airbus
Divulgação/Airbus

A Airbus confirmou a data do primeiro voo do A321 XLR, seu novo avião de longo alcance. De acordo com a gigante europeia, a aeronave depende apenas de confirmações meteorológicas para voar nesta quarta-feira (15), saindo na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Membro da família A320, o A321 XLR é uma versão melhorada do A321 LR, um dos poucos aviões com fuselagem estreita a fazerem voos intercontinentais. O novo modelo será capaz de voar até 8.700km sem escalas, sendo possível a realização de rotas como São Paulo-Lisboa ou São Paulo-Nova Iorque com sobras.

Continua após a publicidade

Operar um avião consideravelmente menor do que o A350, por exemplo, dá às companhias aéreas mais possibilidades de redução de custo operacional. Mesmo que levando uma quantidade menor de passageiros, a maior economia de combustível fará a diferença em determinadas rotas.

Além de mais autonomia, o A321 XLR estará alinhado com os melhores aviões da Airbus em termos de acabamento interno e tecnologias. Com isso, os voos intercontinentais devem ganhar conforto superior aos modelos estreitos convencionais, mesmo em uma aeronave considerada pequena para esse trabalho.

Segundo a Airbus, algumas companhias aéreas pelo mundo já encomendaram unidades do A321 XLR, como a Air Canada e United Airlines. Nenhuma empresa brasileira comprou o avião, por enquanto.