Publicidade

Aeroporto brasileiro é avaliado como um dos mais pontuais do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2023 às 15h56

Link copiado!

Twinsterphoto/Envato/CC
Twinsterphoto/Envato/CC

Os aeroportos do Brasil seguem bem avaliados pelos órgãos internacionais. Depois de quatro terminais (Londrina, Petrolina, Juazeiro do Norte e Montes Claros) se posicionarem entre os 20 mais pontuais do mundo na lista da entidade britânica Official Aviation Guide (OAG) em julho de 2022, mais uma praça alcançou destaque lá fora.

De acordo com o mais recente relatório da Cirium, entidade que é referência em compilação de dados da indústria aérea, o Aeroporto de Confins, situado na região metropolitana de Belo Horizonte, ocupa atualmente a sexta posição entre os mais pontuais do mundo.

Para o aeroporto ser considerado ‘pontual’, o levantamento, chamado de On-Time Performance Review, leva em conta informações em tempo real de cerca de 600 terminais. Além disso, usa dados fornecidos pelas autoridades e pelas próprias companhias aéreas.

Continua após a publicidade

Se um voo pousar no destino programado com até 14 minutos de diferença do horário previsto, ele é considerado pontual. Levando-se em conta essa ‘matemática aérea’, a Cirium divulgou que o Aeroporto de Confins registrou em 2022 um índice de pontualidade de 87,93%, garantindo, assim, a sexta colocação entre todas as praças aéreas do mundo.

A BH Airport, empresa que administra as operações de Confins, revelou que em 2022 o terminal registrou a movimentação de mais de 10 milhões de passageiros em viagens para os 50 destinos nacionais e internacionais atendidos. A projeção para 2023 é ainda maior, de 11,3 milhões de passageiros transitando por lá.

Japão tem os aeroportos mais pontuais

Continua após a publicidade

O Brasil foi representado na lista dos aeroportos mais pontuais do mundo por Confins, mas quem brilhou mesmo de acordo com a Cirium foram os terminais localizados no Japão. Os aeroportos do país asiático venceram as três categorias (global, grande e pequena escala).

Os vencedores de cada categoria foram os seguintes:

  • Global: Haneda, em Tóquio (90,33% de pontualidade);
  • Grande: Osaka (94,06%);
  • Pequena escala: Miyasaki (93,29%).