Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom pode ser varrido por software que captura até 100 IDs de reuniões por hora

Por| 06 de Abril de 2020 às 09h55

Link copiado!

Zoom pode ser varrido por software que captura até 100 IDs de reuniões por hora
Zoom pode ser varrido por software que captura até 100 IDs de reuniões por hora

O aumento na popularidade do Zoom acabou saindo pela culatra para os gestores da empresa, que viram uma série de problemas de segurança e privacidade serem expostos pela mídia. E a situação parece não ter acabado: um grupo de pesquisa em cibersegurança intitulado SecKC, junto do expert no assunto, Trent Lo, desenvolveram uma ferramenta automatizada capaz de “adivinhar” os números de identificação de reuniões feitas pelo aplicativo.

O app, chamado de “zWarDial”, tem a capacidade de descobrir até 100 IDs de reuniões por hora, ou 2,4 mil reuniões por dia. Segundo Lo, a ferramenta tem 14% de chance de descobrir uma identificação exata de reunião virtual por tentativa. O número parece baixo, mas é importante considerar que o zWarDial é capaz de fazer milhares de tentativas por hora, o que eleva consideravelmente as preocupações com a segurança do Zoom. Cada ID, vale citar, tem entre nove e 11 dígitos exclusivos. Ao adivinhar uma ID, o zWarDial é capaz de extrair informações como o link da reunião, data e hora de sua realização, o usuário organizador e o conteúdo a ser discutido nela.

Continua após a publicidade

Até mesmo o mecanismo de bloqueio de tentativas de escaneamento de IDs, desenvolvido em janeiro pela Check Point Research, é totalmente ineficaz contra o zWarDial, pois o app roteia as tentativas do mecanismo por meio da rede anônima Tor, o que impossibilita determinar sua origem ou seu volume.

A única ressalva é que o zWarDial não consegue escanear reuniões que sejam protegidas por senha. Os gestores do Zoom alegaram, no passado, que reuniões novas possuem proteção por senha como padrão, mas o fato de o app desenvolvido pelo SecKC encontrar e extrair informações de milhares delas por dia sugere o contrário. Assim sendo, é recomendável que usuários façam a inserção de senha para suas reuniões manualmente — o organizador pode fazer isso pelo menu de configurações do aplicativo.

Continua após a publicidade

Este é apenas mais um problema a compor a miríade de dificuldades relacionadas a cibersegurança enfrentadas pelo Zoom. Desde sua ascensão, o aplicativo de videochamadas teve de conter crises relacionadas ao compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook, hackers invadindo reuniões para bombardeá-las com spams de pornografia, além de o próprio app confirmar ao site americano The Intercept que sua criptografia não é “de ponta a ponta” (E2E), ao contrário do que eles próprios afirmam em seu site oficial e white paper.

O Zoom anunciou na semana passada que paralisaria o lançamento de novos recursos e funções para se dedicar exclusivamente à resolução dos problemas de segurança.

Fonte: The Verge