YouTube testa jeito mais fácil de reproduzir vídeos em 2x
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
O YouTube testa uma funcionalidade para acionar a reprodução de vídeos em velocidade 2x com um comando direto na tela, sem a necessidade de entrar nas configurações do player.
- YouTube lança recurso para estabilizar volume dos vídeos
- YouTube começa a proibir bloqueador de anúncios
Para reproduzir os vídeos em alta velocidade com o novo recurso, basta pressionar e segurar em qualquer região da tela do player. A novidade pode ser testada até o dia 13 de agosto por assinantes do YouTube Premium tanto na versão web quanto nos aplicativos da plataforma para celulares Android ou iOS.
Vídeos acelerados no YouTube
O comando de acelerar a reprodução chega para facilitar a ação de avançar um vídeo em trechos de menor interesse sem precisar pular pela linha do tempo ou mudar as configurações do player.
Com a nova função, ao clicar ou tocar e segurar na tela do player, uma mensagem avisa que a reprodução do vídeo está em velocidade 2x.
Há, no entanto, uma diferença no novo recurso para as versões web e por aplicativo para celular. No YouTube para desktop, o vídeo pausa ao largar o clique do mouse ou trackpad. Já no celular, o vídeo volta à reprodução em velocidade normal ao tirar o dedo da tela.
A novidade está disponível para teste com a assinatura do YouTube Premium. A expectativa é que a plataforma adicione o recurso de forma integral para todas as pessoas em um futuro próximo.
Atualmente, não assinantes do YouTube precisam entrar nas opções de configurações do player pelo ícone de engrenagem para alterar a velocidade de reprodução dos vídeos.
Nos aplicativos para celular, a ação de tocar e segurar no player com a versão gratuita da plataforma permite avançar ou retroceder rapidamente para qualquer ponto do vídeo com o deslize do dedo pela tela.
No desktop, não há nenhuma ação ao clicar e segurar o ponteiro na região do player, mas os usuários podem usar o atalho Shift + > para aumentar a velocidade de reprodução ou Shift + < para diminuir.
O teste com o comando para reproduzir os vídeos em alta velocidade acompanha outros recursos do YouTube que estão em fase experimental para assinantes, incluindo evitar toques acidentes com o bloqueio de tela e prévias maiores enquanto você procura o que assistir na plataforma.