YouTube Shorts testa sticker de perguntas e respostas
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
Criadores de conteúdo ganham um novo recurso para interagir com seus seguidores no YouTube. A plataforma anunciou que a opção de utilizar stickers de perguntas e respostas nos Shorts começou a ser testada com um pequeno grupo de usuários.
- YouTube Shorts não terá mais links clicáveis para evitar spam
- YouTube Shorts ultrapassa 50 bilhões de visualizações diárias
Com a novidade, usuários podem incluir questionamentos em seus vídeos através de stickers no estilo “Faça uma pergunta” e receber respostas dos seguidores. Essas respostas são publicadas na caixa de comentários do Short e ficam visíveis para outros usuários.
Essa ferramenta está sendo testada com uma pequena parcela de criadores e apenas através de celular. No momento, não é possível interagir com as figurinhas de Q&A pelo desktop ou pela TV — apenas a visualização do questionário está disponível nesses aparelhos.
Segundo o YouTube, os novos stickers podem contribuir no engajamento das pessoas em contas de marcas e de influenciadores e abrem oportunidades com a maior interação entre os usuários.
Mais recursos no YouTube Shorts
A plataforma de vídeos também prepara outros recursos para a criação e descoberta de Shorts, que serão lançados em breve para todos os usuários.
Uma dessas novidades é uma nova ferramenta de recomposição que promete facilitar a transformação de vídeos gravados na horizontal para o formato dos Shorts. Assim, os criadores de conteúdo devem conseguir ajustar o layout, dar zoom, dividir a tela e cortar segmentos de vídeo com mais praticidade.
A seção de vídeos curtos também vai ganhar um botão de “remix” para que os usuários possam reutilizar efeitos e áudios de outros Shorts em suas criações. O YouTube começou a testar ainda um recurso de “conceitos-chave” para incluir automaticamente pequenas descrições e imagens sobre termos utilizados em vídeos com objetivos educacionais — no entanto, esse teste está sendo realizado apenas em língua inglesa.
As novas ferramentas acompanham uma série de melhorias no YouTube Shorts, que se assemelha cada vez mais com o TikTok. No começo de agosto, a plataforma apresentou a função Collab — uma cópia do Dueto do TikTok — e uma nova modalidade de descoberta de lives, com exibição de vídeos ao vivo em transmissão na posição vertical dentro do feed de Shorts.