Publicidade

YouTube quer mostrar vídeos longos no feed do Shorts

Por  | 

Compartilhe:
Azamat E/Unsplash
Azamat E/Unsplash
Tudo sobre YouTube

A vida é feita de ciclos e o YouTube pretende provar isto: depois de lançar o Shorts para armazenar vídeos curtos no estilo TikTok, a plataforma agora testa usar o mesmo espaço para mostrar vídeos longos.

A empresa confirmou o experimento na página de suporte e vai oferecer a novidade a um grupo limitado de usuários. O objetivo, segundo o YouTube, é “ajudar os espectadores a descobrirem conteúdo a partir de canais, formatos e durações” e o teste inclui “vídeos de longa duração onde você normalmente veria Shorts”, além de novos feeds para ver vídeos longos. 

O recurso tem caráter experimental e pode ser que nem chegue à versão final do app, mas é interessante notar a abordagem da empresa para impulsionar os conteúdos mais extensos. É provável que a medida tenha a ver com os hábitos de uso no app para celulares, já que as pessoas podem passar mais tempo na aba do Shorts do que no feed convencional em dispositivos móveis.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante o experimento, pouca coisa muda para os criadores de conteúdo: se trata apenas uma forma extra de mostrar os conteúdos do canal, mas o YouTube pode incluir as métricas de audiência na aba do Shorts nesse caso. Com relação aos novos feeds exclusivos para vídeos longos, a empresa ainda não trouxe mais detalhes sobre como a novidade pode funcionar. 

TikTok também mostra vídeos mais longos

Grande rival do Shorts, o TikTok também mudou a postura com posts mais longos e até impulsionou vídeos na horizontal no aplicativo no começo do ano. Além disso, a plataforma também testou o envio de arquivos com até uma hora de duração no primeiro semestre — atualmente, é possível enviar vídeos com até 10 minutos em contas públicas, enquanto playlists limitadas a assinantes aumentam o limite para até 20 minutos.