Publicidade

YouTube permitirá buscas dentro do conteúdo de vídeos e venda de cursos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Dezembro de 2022 às 21h10

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre YouTube

O YouTube conseguirá encontrar resultados de pesquisa em texto em trechos específicos de um vídeo. Nesta segunda (19), o Google apresentou uma série de funcionalidades inéditas para a plataforma de streaming, incluindo uma busca mais refinada e a capacidade de vender cursos direto no app.

Em vídeos mais longos encontrados na busca, o YouTube apresentará o botão “Pesquisar no vídeo” para encontrar trechos específicos com os termos inseridos. A funcionalidade ajudará a encontrar momentos desejados numa publicação usando inteligência artificial, poupando o usuário de procurar manualmente.

Continua após a publicidade

A função será integrada ao app Google, ferramenta de busca nativa do Android (também disponível para iOS). Primeiro, a função será disponibilizada na Índia, mas é bastante provável que alcance outras regiões em breve.

Cursos no YouTube

Criadores de conteúdo do YouTube finalmente poderão vender cursos para os usuários diretamente pela plataforma. A funcionalidade abrirá mais uma opção de monetização no app, evitando que usuários recorram a outros serviços para entregar conteúdo exclusivo.

Continua após a publicidade

Chamada “Cursos para o YouTube”, a funcionalidade permitirá que youtubers entreguem uma “experiência de aprendizado estruturada”. Com a novidade, o criador de conteúdo poderá entregar documentos, arquivos PDF, imagens e outras mídias relacionadas ao conteúdo didático à audiência, sejam materiais gratuitos ou somente para assinantes.

Atualmente, o YouTube é recheado de criadores de conteúdo educacional. Porém, para conseguir monetizar o conteúdo para além da publicidade nativa, os youtubers precisam adotar serviços alternativos.

Continua após a publicidade

A adição não será totalmente gratuita, no entanto: do valor arrecadado em programas pagos, o YouTube ficará com 45%, enquanto o criador ficará com os 55% restantes (o que é quase uma divisão meio a meio). A maior vantagem dessa função, portanto, é a praticidade, uma vez que a comissão tomada pelo Google é consideravelmente grande.

Além disso, nos cursos pagos, os usuários assinantes poderão conferir o conteúdo totalmente livre de anúncios, assim como acontece no consumo de vídeos por consumidores YouTube Premium.

Os Cursos para o YouTube serão lançados em fase experimental no primeiro semestre de 2023, exclusivamente na Índia. Primeiro, a funcionalidade focará em conteúdo relacionado a habilidades digitais, cursos profissionais e corporativos e passatempos pessoais.

Saúde pública no YouTube

Continua após a publicidade

Em parceria com profissionais de saúde da Índia, o YouTube dará mais destaque para conteúdo verídico e confiável em resultados de busca. A empresa utilizará inteligência artificial para transcrever, dublar e traduzir material nos diferentes idiomas falados na região para garantir acesso mais amplo ao conteúdo.