Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube na TV facilita acesso a melhores momentos de um vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2024 às 10h52

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre YouTube

O aplicativo do YouTube para TVs agora mostra um atalho para ver os melhores momentos de cada vídeo, gerados automaticamente pela plataforma. Ao abrir a barra de reprodução, é possível ver uma sequência de miniatura com todos os principais destaques e pular diretamente para o trecho mencionado.

A novidade foi anunciada pelo CEO da plataforma de vídeos, Neal Mohan, em post no perfil pessoal do X (antigo Twitter). Mohan diz que a empresa “continua inovando para tornar a experiência na TV ainda melhor” e que qualquer pessoa pode acessar os destaques em “qualquer vídeo”.

Em teste feito pelo Canaltech, a novidade está disponível em poucos vídeos longos, com mais de 50 minutos de duração, como um show musical completo ou uma reprise de competição olímpica. Por ser uma ferramenta recente, é provável que o recurso seja liberado para mais vídeos durante as próximas semanas.

Continua após a publicidade

A medida pode ser resolver muitas dores de cabeça ao usar o YouTube na TV: antes, para pular a uma parte específica, a pessoa precisava avançar manualmente pela barra de reprodução. O atalho é uma alternativa para escapar de introduções ou pausas comerciais nos vídeos, enquanto leva o espectador ao conteúdo que deseja ver.

A plataforma já possui algumas formas de segmentar uma publicação, como a divisão por capítulos, mas ainda não oferecia um caminho mais curto para alcançá-los no player em telas maiores. 

Como usar a novidade

Para ver se o recurso está disponível num vídeo, abra a barra de reprodução e verifique se existem alguns pontos brancos espalhados pela duração do vídeo. Depois, basta seguir estes passos no YouTube pela TV:

  1. Pressione para o lado, como se fosse avançar na reprodução;
  2. Mova a seta para cima;
  3. Escolha um dos trechos destacados para vê-lo rapidamente.

YouTube também prepara atalho nos celulares

O atalho nas TVs não é a única opção preparada pelo YouTube para facilitar o acesso aos destaques automáticos. A empresa também testa um recurso que avança diretamente para uma parte relevante de um vídeo após dar dois toques na tela do app para celulares — atualmente, o mesmo comando é usado para avançar 10 segundos no reprodutor.