Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube Music muda visual das playlists e ganha widget no iOS 16

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2022 às 11h54

Link copiado!

Divulgação/Google. Montagem: Canaltech
Divulgação/Google. Montagem: Canaltech
Tudo sobre YouTube

Em atualizações liberadas nesta quarta (19), o YouTube Music incluiu um novo widget para tela de bloqueio do iOS 16 e introduziu mudanças visuais sutis no Android. O complemento “Tocadas recentemente” serve como um atalho para reproduzir músicas ouvidas por último no app, mas sem precisar desbloquear o aparelho.

Os widgets do iOS 16 estão disponíveis em duas opções: a primeira ocupa espaço 2x1 na grade de complementos e onde o usuário a escutou — seja de um álbum, playlist, página de artista ou rádio do YT Music; enquanto a segunda toma espaço 1x1 e mostra apenas o nome da música (por vezes, de forma tão reduzida a ponto de comprometer a legibilidade).

Continua após a publicidade

O complemento muda em tempo real conforme o usuário troca de faixa, então são evitadas as situações em que ele aparece dessincronizado do aplicativo. Tocar em qualquer uma das opções de widgets inicia rapidamente a reprodução da música exibida, então acabam servindo como um atalho semelhante aos componentes disponíveis para a tela inicial.

Segundo o site 9to5Google, que descobriu a novidade primeiro, o widget do YouTube Music para iOS 16 está disponível na versão 5.29 do app. Provavelmente, a atualização é distribuída gradativamente, mas vale ficar atento aos downloads pendentes da App Store.

Mudança na interface do Android

No sistema do Google, a mudança do app YT Music foi mais discreta: a capa da playlist em reprodução (álbum, playlist pessoal ou rádio) passou a ser exibida na parte central da tela, em vez de ser posicionada à esquerda.

Continua após a publicidade

A mudança reconfigura toda a parte superior da lista de reprodução, mudando também o formato e disposição de ícones. O botão “Play” agora é redondo, posicionado em destaque abaixo da arte da capa, ao lado dos botões “Adicionar playlist”, “Baixar”, “Compartilhar” e “Opções”.

Contudo, o botão “Shuffle” para reprodução em ordem aleatória não foi mantido nessa tela e foi realocado para o menu “Opções”. A mudança não tem grande impacto em usabilidade, mas pode interferir na experiência de quem usa o aleatório de forma recorrente.

A disponibilidade da nova interface do YouTube Music do Android parece variar conforme a região, uma vez que é uma atualização liberada por servidor. Ter o aplicativo na versão mais recente é importante para poder conferir a novidade, mas não garante a chegada dela.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google (1, 2)