Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube mobile testa reprodução automática no feed

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2022 às 12h25

Link copiado!

Unsplash/Szabo Viktor
Unsplash/Szabo Viktor
Tudo sobre YouTube

O YouTube começou a realizar testes no aplicativo para dispositivos móveis que torna a funcionalidade de reprodução automática no feed mais imersiva. A mudança na interface promete adicionar novos controles para volume, legendas, marcar para assistir mais tarde ou pular.

Neste novo visual, a tela de fundo é escurecida e o feed da Home do YouTube fica em segundo plano. Na frente de tudo, o vídeo começa a tocar automaticamente para atrair a atenção do usuário. Para acessar os controles citados, é preciso tocar no menu de três pontos, ao lado do título de um vídeo e próximo do ícone do canal e do contador de visualizações.

Continua após a publicidade

Esse layout diferente lembra o antigo modo teatro, que escurece todos os elementos da interface para deixar o player com mais ênfase. Essa técnica ajuda a oferecer mais concentração no conteúdo em exibição, o que é ótimo para a experiência visual.

Por outro lado, quando aplicado à tela inicial do YouTube, pode parecer meio contraprodutivo. Normalmente, as pessoas que rolam o feed estão em busca de atualizações recentes dos seus canais favoritos ou de descobrir materiais com base nas recomendações do algoritmo. Se há o interesse por algo em específico, o toque na tela serve para abrir a página e expandir a visualização para a tela cheia, por isso soa um tanto estranho trazer essa ênfase para o local.

Experimento polêmico

Continua após a publicidade

A aparência reformulada ainda não está liberada para todos, mas parece ser mais comum para usuários beta da versão 17.10.35 do app para celulares. Os vídeos reproduzidos automaticamente são uma experiência muito criticada por atrapalhar o processo de escolha do usuário e obrigá-lo a pausar ou pular o conteúdo. Escurecer a tela para dar mais visibilidade para este material, além de ser invasivo, pode deixar as pessoas ainda mais irritadas.

Este formato parece ter sido inspirado no TikTok, já que o feed vertical é totalmente baseado na reprodução automática de vídeos com tela escura, em vez de navegação por páginas e players dedicados. Isso até pode ser adequado para o Reels, mas não dá para saber como será o aceite por quem gosta de consumir vídeos mais longos sob demanda.

Por ser algo em fase experimental, pode ser que o Google retroceda na ideia se a resposta do usuário for negativa.

Fonte: Android Police