Publicidade

YouTube lança página dedicada a podcasts com vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Agosto de 2022 às 10h35

Link copiado!

Foto: Matt Botsford (Unsplash)
Foto: Matt Botsford (Unsplash)
Tudo sobre YouTube

O YouTube agora conta com uma página dedicada para os podcasts disponíveis na plataforma de streaming. Episódios e programas de vídeos no formato são reunidos na página dedicada, de forma semelhante ao que acontece com games e transmissões ao vivo.

A página dedicada aos podcasts não tenta “reinventar a roda” no YouTube como acontece na seção dedicada a músicas com o YouTube Music, tampouco substitui o agregador Google Podcasts em propósito. A ideia da seção é dar maior potencial de descoberta aos conteúdos que seguem o estilo “podcasts com vídeo”, mas sem muita diferenciação da experiência padrão do serviço, tanto na web quanto no app para celular.

Continua após a publicidade

Quando disponível, a nova área do YouTube aparece na seção “Explorar” da plataforma. Dentro dela estão dispostos carrosséis de programas disponíveis para assistir, sejam de recomendações do algoritmo, playlists, “Episódios populares” e categorias específicas. É provável que o Google invista mais nas funcionalidades voltadas para consumir podcasts na plataforma, como exibir controles otimizados rapidamente ao acessar pelo app mobile.

Essas adições recentes devem servir para acirrar a disputa com o Spotify, que pouco a pouco reforça sua presença no segmento de podcats com o suporte para vídeos.

Liberação gradativa

Continua após a publicidade

A liberação da página youtube.com/podcasts acontece gradativamente — quando indisponível, digitar a URL manualmente retornará uma página de erro 404 do Google. Não existem formas de acelerar a chegada da novidade, caso ela esteja indisponível para você.

Mais uma redundância

Embora não seja um novo produto, a página youtube.com/podcasts conflita com o Google Podcast. O agregador da Gigante das Pesquisas existe como um aplicativo independente com capacidades interessantes em pesquisas e funções dedicadas ao consumo de conteúdo em áudio.

O YouTube ainda não é uma ferramenta 100% preparada para servir ao consumo de podcasts — ao menos, não aqueles que sem vídeo. Além disso, no celular, a reprodução com tela bloqueada e o download de episódios são exclusivos para assinantes do YouTube Premium, funções importantíssimas para uma boa experiência como ouvinte de podcasts.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google, Android Police