Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Word ganha atalho para colar texto sem formatação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2023 às 13h23

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft adicionou um atalho no Word para facilitar a colagem de texto simples e sem formação. Até então, as pessoas precisavam usar o mouse e selecionar a opção Colar Apenas Texto, na Barra de Tarefas, ou no menu flutuante que surge com o clique no botão direito do mouse.

A partir de agora, o editor de texto suportará o atalho de teclado Ctrl + Shift + V, já usado por vários outros aplicativos. Chrome, Slack e Teams já tem o acesso a esse conjunto de teclas há algum tempo, mas o Word nunca havia implementado.

Continua após a publicidade

A mudança deve otimizar bastante o processo para economizar tempo e dispensar o uso do mouse. Quem não for muito adepto dos atalhos de teclado, ainda poderá utilizar o ícone de prancheta com a letra A. Ou, se preferir, pode configurar uma macro no teclado para usar outras teclas, o que pode ser complicado no início, mas facilita o processo no futuro.

Atalhos do Word para colar modificados

Ao atualizar o atalho de colar apenas texto, a Microsoft trocou alguns já existentes. Abaixo está uma tabela com a lista completa de mudanças:

RecursoAtalho WindowsAtalho Mac
Colar apenas textoCtrl + Shift + VCmd + Shift + V
Copiar Pincel de FormataçãoCtrl + Alt + CCmd + Option + C
Colar Pincel de FormataçãoCtrl + Alt + VCmd + Option + V
Colar EspecialAlt + H + V + SNenhum
Símbolo de direitos autorais( + C + ) ou Insert > Ω Symbol > ©( + C + ) or Insert > Ω Symbol > ©
Continua após a publicidade

Colar texto sem formatação no Word

Ao colocar o texto simples, o programa removerá estilos, fontes, tamanho e outras informações para adequar o conteúdo ao já existente na página. Isso é muito útil quando você precisa exportar dados de uma página da internet para seu documento, sem herdar as tabelas ou configurações do site.

O atalho de "Colar apenas texto" já começou a ser liberado para quem usa o Word Beta no PC e no Mac. Não existe ainda uma previsão oficial de quando chegará à versão estável, mas é provável que não demore dada a importância.

Continua após a publicidade

Este é mais um daqueles recursos que as pessoas se perguntam porque não foi implementado ainda. Colar sem formatação é uma necessidade há pelo menos 25 anos, mas a execução era dificultada sem motivo algum.