Publicidade

Microsoft Excel receberá ajuda de IA para otimizar fórmulas e tabelas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Fevereiro de 2023 às 18h07

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A Microsoft pode estar próxima de integrar uma tecnologia de inteligência artificial no Excel, mas ainda não é o ChatGPT. Segundo os pesquisadores da empresa, o foco seria integrar a FLAME, uma alternativa projetada para executar tarefas específicas nas células e colunas.

A solução vai ajudar o usuário a produzir resultados sem precisar decorar fórmulas ou corrigindo as inseridas de modo errado. A tecnologia também vai oferecer sugestões de preenchimento automático e sugestões gerais para melhorar as tabelas.

Continua após a publicidade

Esta IA foi construída para ser mais eficiente e econômica em comparação com outras soluções já disponíveis. Além disso, como foi projetada especificamente para o Excel, o desempenho é muito maior do que um chatbot multiúso.

A FLAME é um modelo de aprendizado profundo (deep learning) baseado na tecnologia T5 e treinado em fórmulas do Excel. Como é uma modelagem pequena — são "apenas" 60 milhões de parâmetros —, se comparada com rivais, é mais barato treiná-lo e, consequentemente, levá-lo para o usuário final.

IA pode otimizar uso do Excel

Em níveis mais técnicos, é possível comparar a IA com o Codex-Davinci, Codex-Cushman e CodeT5, que usam os parâmetros 175B, 12B e 220M, respectivamente. Traduzindo para termos mais populares, é possível presumir que tais modelos conseguem executar automaticamente de seis a dez configurações do Excel.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a empresa ainda não disse quando a tecnologia será implementada no Excel. Como não foi feito um anúncio no site oficial da Microsoft, apenas publicado um estudo, é de se esperar que a FLAME seja uma precursora do ChatGPT, que pode chegar futuramente para otimizar as coisas.

A ferramenta da OpenAI tem a Microsoft como uma das acionistas, então é esperada a introdução em vários aplicativos da companhia, incluindo o Windows e o Bing. O buscador, inclusive, já está fazendo testes para implementar o GPT-4 diretamente na página inicial, como revelou um vazamento recente.