Wine 7.0 chega para refinar o uso de programas de Windows em Linux e Mac
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Quem usa o Wine para rodar apps do Windows no Mac, Linux ou Android já pode baixar a nova versão melhorada do programa. A atualização do Wine chega aproximadamente um ano após a última versão e traz cerca de 9,1 mil ajustes no código. Segundo os desenvolvedores, as melhorias forneceram uma solução mais robusta para executar aplicativos do Windows em outras arquiteturas.
- 10 melhores apps de Windows para você usar em 2022
- Google testa novo app que leva jogos de celular ao Windows
Wine no Mac
Este último pacotão foi essencialmente pensado para entregar um desempenho aprimorado no Mac, como o suporte à arquitetura WoW64, melhoramentos na compatibilidade com HID e uso de joysticks para quem quer jogar um título exclusivo do Windows.
No caso da criadora do iPhone, será preciso contar com um software de virtualização como o Parallels ou similar se quiser que os apps funcionem. A versão mais recente já é compatível com o Apple M1 Silicon, o popular chip dos dispositivos mais recentes da Maçã.
Wine no Linux
Para quem já tinha o Wine instalado, será preciso remover completamente a versão antiga antes de fazer o update. No caso do Linux, é preciso ter ainda mais atenção porque algumas distribuições já vem com o Wine pré-instalado, e isso poderia gerar conflitos na máquina.
No caso do Android, é preciso levar em conta também as configurações do dispositivo em que o Wine roda. Não dá para reproduzir programa em um celular intermédio e querer o desempenho igual ao de um desktop dedicado.
Nem todos os apps de Windows vão rodar perfeitamente pelo Wine, por isso é bom dar uma conferida na Wine Application Database (AppDB) antes de instalar o programa. A maioria dos programas e jogos populares — World of Warcraft, StarCraft, The Elder Scrolls V: Skyrim, Diablo III, EVE — deve rodar sem muitas dificuldades, mas é preciso conferir para não se decepcionar.
A equipe do Wine atualizou vários módulos e liberou pacotes binários para distribuições disponíveis em seu site. Na página, a documentação completa explica de forma pontual como executar apps do Windows em outros sistemas operacionais.
Fonte: Geeky-Gadgets