WhatsApp testa sistema de avaliação de atendimento em perfis comerciais

WhatsApp testa sistema de avaliação de atendimento em perfis comerciais

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2021 às 11h27
Divulgação/Oliver Graumnitz/Pixabay

Nem sempre a comunicação por WhatsApp é eficiente para fazer pedidos por entrega, e até o uso excessivo de mensagens automatizadas podem prejudicar a experiência do consumidor. Para indicar como o atendimento pode melhorar, o mensageiro prepara um recurso de “avaliação de mensagens” em que o usuário poderá avaliar o chat com notas que variam entre uma e cinco estrelas.

O conceito é bem intuitivo: uma estrela significa que a mensagem foi ruim, pouco informativa ou mal formulada, enquanto cinco estrelas seria o ponto mais alto, quando o conteúdo foi bem compreendido. As notas seriam totalmente anônimas e provavelmente seriam reportadas ao administrador da conta comercial.

As avaliações de mensagens com estrelas serviriam para ajudar o dono da conta comercial a identificar o que deve melhorar no atendimento online (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

As avaliações também serviriam para reportar spam ou insistência por parte do vendedor. Vale ressaltar que, independente da nota, o WhatsApp não teria acesso ao conteúdo das mensagens e o feedback seria contextualizado somente para o dono do perfil comercial.

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Somente para contas comerciais

Pelo que aponta o site WABetaInfo, que descobriu o recurso primeiro, as avaliações não seriam expandidas para as conversas pessoais entre usuários (grupos e chats diretos) — e isso faz sentido, considerando a proposta da função. A ideia não é fazer usuários avaliarem a interação entre si, como se fosse uma rede social, mas consigam opinar sobre o atendimento que recebem pelo “Zap”.

Talvez, também, o modelo de avaliação siga o modelo de aplicativos de delivery ou mobilidade urbana. Estabelecimentos comerciais seriam avaliados pelo atendimento online, e a média desse feedback seria anexada ao perfil — bons resultados atrairiam mais consumidores e confiança, enquanto notas ruins serviriam como incentivo para aprimoramentos.

As avaliações por mensagem ainda estão em período de teste, disponíveis somente para usuários do WhatsApp Beta para Android e iOS. Por essa razão, o recurso ainda pode passar por reformulações, então não considere confirmado o que foi descoberto até agora. Além disso, não há previsão para o lançamento do recurso para o público geral.

Se você ainda não recebeu a novidade, vale dar uma conferida em atualizações pendentes para o WhatsApp na Play Store e na App Store. Se já estiver com os updates em dia, resta apenas aguardar até que o mensageiro libere a função para o seu aparelho.

Fonte: WABetaInfo

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