Publicidade

WhatsApp testa novas opções de busca, "nova cor" do modo escuro e mais

Por| 12 de Junho de 2020 às 11h00

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de celular mais usados por muitos brasileiros, e até a principal ferramenta de comunicação de muitos de nós. Com anos e anos de mensagens, fotos e outros arquivos, encontrar algo no histórico não é tarefa das mais fáceis, mas o app está testando ferramentas para encontrar mais facilmente o que você busca, além de outras novidades.

A revelação foi feita pelos especialistas do WABetaInfo, que encontraram novos recursos de pesquisa na versão Beta do WhatsApp.

Filtros de busca

Continua após a publicidade

A primeira novidade no Beta – atualmente fechado para novas inscrições – é a opção de “Busca por data”. A tela de pesquisa mostra um pequeno botão de calendário, que permite especificar um dia para a filtragem da busca. Caso nenhum termo seja usado para a pesquisa, o histórico da conversa mostra todas as mensagens do dia selecionado.

Outra novidade são novas ferramentas para a tela de “Uso de armazenamento” (localizada nas configurações do app). O recurso deve ser remodelado nas próximas versões, incluindo filtros para a listagem de arquivos.

Entre os filtros listados atualmente no beta do WhatsApp estão a busca por arquivos grandes e encaminhados.

Continua após a publicidade

A lista, que atualmente serve apenas para informar o total de espaço ocupado pelas mídias de um contato, poderá ser usada também para buscar e listar os arquivos. Por exemplo, ao tocar na opção “Fotos” de um contato específico, o WhatsApp Beta exibe todas as imagens compartilhadas com a pessoa.

A exibição pode ser personalizada, com um botão de filtragem da visualização. O recurso em teste permite exibir os arquivos por ordem cronológica e de tamanho.

Continua após a publicidade

Limpeza de histórico

Outra novidade em testes para a tela de "Uso de armazenamento" é a opção de apagar todas as mensagens do histórico de um contato, mantendo apenas as favoritas. A opção de manter as mensagens destacadas já está disponível no recurso "Limpar conversa", mas apenas ao ser acessada pela tela de conversa.

Busca de imagens na web

Para mensagens e imagens muito compartilhadas, o WhatsApp vai substituir o botão de encaminhamento por um de busca no Google. Ao que tudo indica, a medida visa combater a desinformação e fake news.

Continua após a publicidade

O recurso não chega a ser novo, estando em testes há mais de um ano. Mas agora chegou à versão beta no iPhone também. Quando uma mensagem (ou foto) é compartilhada mais de quatro vezes, o novo botão permite fazer uma busca por ela no Google. O WhatsApp deixa claro antes que o conteúdo será usado para a busca, permitindo que pessoas preocupadas com a coleta de dados pelo site possam cancelar o processo.

"Nova cor" no modo escuro

O WABetaInfo notou uma pequena diferença na cor usada para as mensagens enviadas no histórico. A imagem compartilhada pelo site mostra um tom levemente mais claro do que usado atualmente.

Continua após a publicidade

O ajuste poderia servir para melhorar o contraste em algumas telas ou ser usado em conjunto com as configurações de acessibilidade no celular.

Conta do WhatsApp em mais de um celular

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite usar a conta do serviço em até quatro celulares ao mesmo tempo, autorizando o acesso pela rede Wi-Fi.

Diferentemente das outras novidades, a opção parece estar em um estágio mais inicial, não recebendo maiores detalhes no site ou na conta da rede social.

Continua após a publicidade

Mais vídeos

Um último recurso encontrado pela publicação que não afeta tanto os usuários brasileiros é o suporte ao serviço de vídeo Share Chat. Popular na Índia (maior mercado do WhatsApp), o serviço será integrado para que links compartilhados do serviço possam ser abertos e visualizados sem sair da conversa, assim como acontece com os links do YouTube atualmente.

Continua após a publicidade

As novidades ainda estão em desenvolvimento e podem mudar bastante antes de chegar a todos os usuários. Por esse motivo, os recursos listados não têm data prevista para serem lançados oficialmente e também podem demorar para chegar a quem usa a versão Beta do app.

Fonte: WABetaInfo