WhatsApp testa em SP função que mostra comércio nas proximidades
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |
O WhatsApp lançou nesta quarta-feira(15) um novo recurso que permite buscar por comércios dentro do próprio aplicativo. O recurso, disponível em fase de testes somente em São Paulo, faz com que os usuários do mensageiro possam encontrar lojas e serviços em uma página específica. Para acessar a lista de empresas, o usuário deve ir até a sessão de contatos e clicar na opção “Negócios Próximos”.
- Como transferir dinheiro e fazer pagamento pelo WhatsApp
- WhatsApp é utilizado por 80% dos usuários para conversar com marcas
- WhatsApp testa função de transcrição de áudio no iPhone
Na nova ferramenta, diversas categorias de negócios estão disponíveis, como restaurantes, lojas de roupas, livrarias e serviços automotivos. Os estabelecimentos precisam estar cadastradas no WhatsApp Business para serem listados. A listagem também conta com detalhes sobre as lojas e a distância que o usuário está em relação à localização do estabelecimento. Por fim, a função também permite a inicialização de conversas com os comércios diretamente pelo mensageiro.
Ao contrário do Facebook e do Instagram, o WhatsApp não exibe anúncios para seus usuários, o que dificulta o marketing para negócios que tem atendimento na plataforma. Muitos empreendedores recorrem a anunciar o número e o serviço em outras plataformas. Com a introdução do diretório, é possível que mais pessoas consigam encontrar negócios e realizar compras por meio do mensageiro.
Teste em São Paulo
Will Cathcart, chefe do WhatsApp, divulgou em seu Twitter que a ferramenta será testada inicialmente somente em São Paulo. Durante os próximos meses, a empresa estará coletando dados e feedbacks de uso para estudar como melhorar a plataforma e, depois, disponibilizar em mais locais a função, como na Índia e Indonésia.
Cathcart, também no Twitter, explicou que nenhum dado pessoal de usuários será compartilhado com as empresas cadastradas na ferramenta. Considerando que o aplicativo nos últimos meses está envolvido em polêmicas por conta de sua nova política de privacidade, o esclarecimento sobre informações sensíveis na nova função é uma boa atitude por parte do app.
Fonte: Reuters via Uol