Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp Web terá camada extra de segurança ao ser vinculado a novos PCs

Por| 28 de Janeiro de 2021 às 05h00

Link copiado!

Reprodução/Marcos Paulo Prado (Unsplash)
Reprodução/Marcos Paulo Prado (Unsplash)
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp vai adicionar uma nova camada de segurança na hora de conectar uma conta do mensageiro às suas versões web ou desktop. Nas próximas semanas, o app passa a solicitar a confirmação da identidade do usuário por meio de autenticação biométrica, quando o tal recurso estiver disponível no celular.

Ao tentar vincular seu perfil a um app de Mac ou Windows ou ao WhatsApp Web, será exigida a validação biométrica por reconhecimento facial ou impressão digital antes da leitura do código QR. Segundo a empresa, o recurso reduz a chance de outra pessoa conectar sua conta do WhatsApp em um dispositivo sem a sua permissão.

O aplicativo mantém notificações de novos dispositivos vinculados à sua conta, bem como a possibilidade de desvincular aparelhos diretamente do seu telefone. Assim, caso você desconfie de alguma conexão indevida, pode desconectar o aparelho a qualquer momento na opção WhatsApp Web dentro do app para celular.

Continua após a publicidade

Como funciona

No caso de o seu celular estar configurado com um bloqueio biométrico, será preciso fazer o desbloqueio antes de acessar a leitura do QR Code para vincular a conta a um novo dispositivo. Depois da identificação, a conexão segue da mesma maneira que sempre foi, bastando apontar a área designada de sua câmera ao símbolo na tela do novo dispositivo para completar o processo.

O WhatsApp informa que não terá acesso às suas informações biométricas, e a leitura e desbloqueio serão realizadas pelo próprio sistema operacional do smartphone. Segundo a empresa, serão utilizadas as mesmas APIs de autenticação biométrica padrão usadas por outros aplicativos seguros, como aplicativos bancários.

Continua após a publicidade

A plataforma ainda prometeu mais funcionalidades para as versões do aplicativo no Mac e Windows, assim como o WhatsApp Web. “Queremos que o WhatsApp Web e o desktop sejam tão robustos quanto o nosso aplicativo para celular, para que as pessoas possam se comunicar de maneira privada e segura como for mais conveniente para elas, nas mãos ou no computador”, diz nota da empresa, sem dar nenhuma dica do que podemos esperar para os próximos meses.