WhatsApp prepara recurso essencial para melhorar experiência com áudios no app

WhatsApp prepara recurso essencial para melhorar experiência com áudios no app

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Outubro de 2021 às 09h38
Divulgação/Alfredo Rivera/Pixabay

O WhatsApp desenvolve um novo player de áudio embutido para o app mobile capaz de deixar os áudios longos um pouco menos tediosos. O "reprodutor global de mensagem de áudio”, como foi batizado pelo site WABetaInfo, responsável por antecipar a novidade, permite acompanhar as mensagens de voz enquanto você navega em outros chats ou seções do aplicativo.

A primeira aparição do recurso foi neste domingo (3), e não é muito difícil de entender a importância dessa novidade: quando começa a ouvir uma mensagem de áudio, o usuário não pode sair daquele chat — se fizer isso, mesmo que por acidente, a reprodução é interrompida e deve ser retomada desde o início (ou você precisa ajustar o player manualmente para seguir de onde parou).

O reprodutor estaria sempre acessível em uma barra na parte superior da tela (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Finalmente resolvendo esse problema, o reprodutor global permitiria escutar as mensagens de qualquer lugar do app, até em outros chats. O complemento toma forma como uma barra de reprodução fixada na parte superior da tela (bem parecido ao indicador de “ligação em andamento”).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nessa barra, seriam incluídos o botão "play/pause", para controle do conteúdo, e um “X”, provavelmente para interromper a reprodução de vez. Conforme mostram as capturas de tela atuais, não seria possível avançar e retroceder o áudio a partir de qualquer tela, mas isso poderia mudar em uma futura atualização.

Inspiração

Mais uma vez, esse recurso não é nada inédito no segmento de mensageiros: o Telegram, o maior rival do app do Facebook no Brasil, já conta com uma funcionalidade bem semelhante há bastante tempo — e é até um pouco melhor. Uma espécie de player global existe na plataforma azul, mas nele também dá para controlar a velocidade da reprodução — opção também disponível no “Zap”, mas até o momento indisponível da barra superior em construção.

Barra de controle de áudio do WhatsApp é bem parecida com recurso do Telegram (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

O reprodutor global de mensagens de áudios do WhatsApp foi encontrado em desenvolvimento para a versão beta do app para iOS, mas não deve demorar para dar pistas no Android. Até agora, não há previsão para o lançamento do recurso no período de testes, então a estreia para o público geral estaria ainda mais distante.

Novidade para mensagens autodestrutivas

Outro recurso que surgiu recentemente na fase de testes foram os novos prazos para mensagens autodestrutivas. Agora, testadores podem ajustar o prazo máximo de mensagens para 24 horas, sete dias ou 90 dias após o envio.

Autodestruição de mensagens pode acontecer em tempo mais curto; usuários podem colocar prazo como padrão para novos chats individuais (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

As mensagens não precisam ser visualizadas pelo destinatário para começarem a contagem regressiva, então é bom ter isso em mente ao enviar um conteúdo efêmero pelo mensageiro. A ampliação dos prazos também não é uma novidade no segmento, já que o Telegram também oferece opções parecidas.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.