Publicidade

WhatsApp pode permitir que administradores excluam mensagens de grupos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2021 às 13h39

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a desenvolver nesta semana uma nova interface para a câmera do app e mais privilégios para administradores de grupos do aplicativo. As novidades ainda não estão disponíveis para testadores, mas logo devem ser implementadas para avaliação na versão beta do app.

Nova interface de câmera

Há anos, o WhatsApp permite tirar fotos utilizando o app. A integração com o componente do celular garante praticidade na hora fazer um clique rápido, seja uma simples imagem, vídeo ou até um GIF.

Continua após a publicidade

Na versão mais recente do WhatsApp Beta (2.22.1.2 para Android), a interface dessa ferramenta mudou. Os ícones de flash e “trocar câmera” foram alterados para dar mais clareza às funcionalidades e, em vez de apresentar imagens recentes em fila na parte de baixo, o acesso da galeria foi reduzido a um simples botão no canto inferior esquerdo.

Em termos de visibilidade, essa mudança é positiva. A linha de capturas antes cobria parte significativa da tela e poderia atrapalhar na hora de tirar uma foto. Quanto a praticidade, porém, é basicamente um toque a mais para acessar uma foto recente.

Mais poderes para administradores

Continua após a publicidade

Numa outra atualização recente (número 2.22.1.1 no app para Android), administradores passaram a ter o poder de “apagar para todos” mensagens que foram enviadas por integrantes do grupo. No lugar do envio excluído, fica o aviso “Essa mensagem foi removida por um administrador”, segundo a captura do site WABetaInfo.

Essa novidade, obviamente, dá mais poderes aos donos do grupo. Atualmente, em termos de controle de grupos, o cuidador do chat poderia apenas permitir envios somente por administradores.

A função vem a calhar tanto em grupos maiores, cujas regras podem ser bem definidas, quanto em grupos de amigos e familiares. Se alguém compartilhar um spoiler de filmes ou séries badaladas no chat, por exemplo, dá para excluir a mensagem e evitar que a mensagem alcance outras pessoas; em casos mais sérios, como o compartilhamento de conteúdo inapropriado, o recurso também é bem útil.

Continua após a publicidade

Ainda sem previsão de lançamento

Por se tratar de funcionalidades ainda em desenvolvimento, não existe previsão para o lançamento de nenhuma delas. Fato é, porém, que testadores do WhatsApp Beta terão acesso aos recursos novos primeiro e só depois o público geral possa experimentá-los.

Fonte: WABetaInfo (1, 2)