WhatsApp para Windows agora suporta videochamadas com até 8 pessoas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp para Windows recebeu uma atualização para tentar igualar os recursos de chamada do celular com os PCs e, a partir de agora, será possível organizar videochamadas com criptografia de ponta a ponta com até oito participantes simultâneos. Já para chamadas de áudio, o limite será de até 32 pessoas ao mesmo tempo.
O anúncio foi feito pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu perfil oficial no Facebook. O executivo apenas relatou a atualização, sem anexar nenhum print de tela nem dar mais detalhes. Apesar disso, o site oficial da Meta trouxe mais algumas informações sobre o update.
A expansão deve oferecer mais opções para os usuários usarem o Zap na tela do desktop ou de notebooks com Windows. Para chamadas de vídeo ou áudio, pode ser desconfortável ficar com o celular na mão o tempo inteiro. Além disso, o microfone de headsets e a webcam dos PCs podem substituir facilmente os recursos de telefones e tablets.
Para o futuro, o WhatsApp planeja expandir ainda mais esses limites para possibilitar chamadas com mais pessoas. Com a chegada das Comunidades no mensageiro, os grupos ficaram ainda maiores, então reunir apenas 32 das 512 disponíveis pode ser pouco.
Integração de múltiplos dispositivos
O app de chat otimizou também os recursos de integração com múltiplos dispositivos para facilitar a vinculação. A ideia é otimizar a sincronização para que se possa acessar a mesma conta em até quatro aparelhos diferentes, o que é ótimo para perfis usados por pequenas empresas.
A sincronização de vários dispositivos chegou ao Zap em 2021, o que passou a permitir o acesso às mensagens pelo PC mesmo quando o celular estiver desligado ou offline. Mesmo assim, isso ainda foi pouco, porque há uma necessidade de conectar a conta em mais aparelhos, como forma de apresentar o mensageiro em qualquer lugar.
O aplicativo nativo do WhatsApp para Windows chegou em 2022, prometendo mais rapidez e vantagens de uso. Apesar disso, o programa ainda está bem atrás das outras versões em termos de funcionalidade, motivo pelo qual os desenvolvedores trabalham tanto para tentar alinhar melhor as coisas.
WhatsApp para Windows em busca da estabilidade
Em meados de março, o programa ganhou suporte para selecionar múltiplas mensagens de uma vez só. A adição permitiu escolher vários envios, sejam próprios ou de outra pessoa, para apagar ou encaminhar sem precisar repetir o processo individualmente, como já ocorria no celular.
Um mês antes, o WhatsApp Beta para Windows 11 ganhou um botão chamado "Fotos ou vídeos" no menu de anexos do chat. A adição tornou o envio de mídias menos complicado, principalmente para usuários menos experientes.