Publicidade

WhatsApp não mostra prévia de links do YouTube? Veja como resolver

Por| 21 de Dezembro de 2020 às 17h30

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

Já faz algum tempo que usuários do WhatsApp reclamam de problema ao enviar links do YouTube no mensageiro. Em vez de mostrar a prévia com informações do vídeo, como o título e parte da descrição, além da foto de capa, o aplicativo de Android e iOS, bem como a versão desktop, mostra apenas a URL clicável.

Uma solução parece finalmente estar em andamento, após mais de duas semanas de relatos. A reportagem do Canaltech testou o envio de links do YouTube no mensageiro e a prévia, que não aparecia desde o começo de dezembro, voltou a ser carregada nesta segunda-feira (21). Não há relatos de o problema ter sido solucionado pelo menos até a última sexta-feira (18), e mesmo hoje alguns usuários seguem sem ver a prévia.

Continua após a publicidade

Na redação, quem conseguiu ver a prévia usava as versões 2.20.207.20 (beta) e 2.20.206.24 (estável), mas recebeu relato de usuários na mesma versão beta que não conseguem visualizar as informações de título e descrição do vídeo no mensageiro.

O WhatsApp não se manifestou oficialmente sobre o problema. O Google, por sua vez, explicou por meio de um especialista de produto no fórum de suporte que a questão não estava ligada ao YouTube, mas sim ao aplicativo do mensageiro.

“Não é um ajuste nem nada que você tenha que mudar. É um bug no mensageiro que ocorre em ambas versões Android e iOS e não tem nada a ver com o YouTube”, explicou Gari, um especialista de produto Platinum do fórum de suporte do Google, em um tópico de usuário publicado em 12 de dezembro.

“O problema é externo ao YouTube e está além do escopo deste fórum, e ao que parece, será resolvido em atualizações futuras do mensageiro, então verifique sempre se você está com a instalação mais recente”, completou.

Continua após a publicidade

E se o problema persistir?

A primeira recomendação para este caso é verificar se há uma atualização para o mensageiro para o seu celular. Para isso, vá até a lista de seus apps na Google Play Store ou na App Store, dependendo se você usa um Android ou iPhone.

Se o app estiver atualizado e mesmo assim a prévia não aparece, você pode tentar uma das soluções sugeridas por outros usuários, editando o link para incluir /embed ou o tempo no primeiro segundo do vídeo. Assim, o link para vídeo ficaria assim:

  • Em vez de https://youtu.be/6mJD-jTKhyw > https://youtube.com/embed/6mJD-jTKhyw ou https://youtu.be/6mJD-jTKhyw?t=1 (a mera inserção do 't=1' em qualquer link já resolve em muitos casos)
Continua após a publicidade

E aí, o seu WhatsApp está mostrando as prévias do YouTube ou não? Conte-nos no campo de comentários abaixo qual solução você tentou e se deu certo.

Fonte: Google