WhatsApp libera chats com outros mensageiros na Europa; veja apps compatíveis
Por João Melo |

O WhatsApp liberou, nesta terça-feira (14), o recurso que permite enviar mensagens a usuários de outros aplicativos de mensagens. A funcionalidade está disponível somente na Europa e, por enquanto, contempla apenas dois outros apps.
- O WhatsApp terá nome de usuário para adicionar contatos? Veja o que vai mudar
- Perdeu o número? Saiba como isso afeta o seu WhatsApp
O novo recurso atende à legislação da União Europeia, e usuários da região com dispositivos Android ou iOS poderão enviar mensagens de texto e voz, além de imagens, vídeos e arquivos, para serviços de terceiros.
De acordo com a Meta, os aplicativos de mensagens de terceiros devem usar a mesma criptografia de ponta a ponta (E2EE) adotada pelo WhatsApp para que a interoperabilidade funcione.
Quais são os apps compatíveis?
Inicialmente, a integração de chats vai conectar o aplicativo da Meta ao BirdyChat — voltado a conversas relacionadas ao ambiente corporativo — e ao Haiket — focado em mensagens de voz.
O comunicado oficial de lançamento informa que esses são apenas os primeiros serviços compatíveis com a interoperabilidade do WhatsApp e que o recurso deve se expandir para outros aplicativos futuramente.
Por que só na Europa?
A integração com outros apps de mensagens só está disponível na Europa devido à exigência da Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia (UE). A legislação determina que usuários do WhatsApp na região tenham a opção de se conectar com pessoas que utilizam outros aplicativos de mensagens.
“Isso representa um marco significativo na conformidade da Meta com os requisitos de interoperabilidade da Lei de Mercados Digitais da UE”, destacou a empresa em comunicado.
Leia mais:
- O que os brasileiros mais fazem no WhatsApp, segundo pesquisa
- Sem espaço? WhatsApp testa opção para remover mídias de conversas
- 8 recursos 'escondidos' do WhatsApp que você vai querer usar agora
VÍDEO: O que dá pra fazer no WhatsApp para Apple Watch?