WhatsApp começa a liberar mensagens de vídeos para testadores
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O WhatsApp Beta começou a liberar o envio de mensagens de vídeos curtos nos apps para Android e iOS. A nova função permite enviar clipes instantâneos de até 60 segundos para transmitir uma emoção rapidamente.
- WhatsApp Beta ganha opção para compartilhar tela no Windows
- WhatsApp Beta agora permite editar mensagens no Windows
O novo formato de vídeos do WhatsApp bebe da mesma fonte dos áudios do mensageiro: gravações rápidas feitas na hora e de fácil consumo. Ele não substitui os vídeos tradicionais, mas ocupa um espaço ainda inexplorado do mensageiro — o compartilhamentos de vídeos espontâneos estilo o que acontece no Telegram.
Para acessar o recurso, você deve tocar rapidamente no botão de microfone (atalho para gravar áudio) no canto inferior direito. Se a função estiver disponível, o ícone vai mudar para uma câmera, daí basta tocar e segurar para gravar o que quiser. Para reativar a gravação de áudio, basta tocar no atalho novamente.
Quando enviadas ou recebidas, as mídias aparecem em um círculo pequeno. A reprodução acontece automaticamente, mas no modo silencioso, e se o usuário quiser ampliar o conteúdo e ouvir o que foi gravado, deve tocar sobre o vídeo no chat.
O novo "vídeo de agora"
Segundo o site WABetaInfo, é impossível encaminhar vídeos curtos de um chat para outro — ao menos, por enquanto. Contudo, diferente das mídias autodestrutivas, é possível gravar o conteúdo usando um app de captura de tela.
Por enquanto, há detalhes ainda não respondidos sobre a ferramenta: não foi informado se é possível restringir o envio de vídeos curtos ou desativar o download automático do formato. A publicação garante, porém, que os envios são protegidos com criptografia de ponta a ponta, tal como as mensagens comuns.
Em testes no WhatsApp
Atualmente, os vídeos curtos estão disponíveis exclusivamente no WhatsApp Beta. A novidade está contida na versão 23.12.0.71 do app para iOS e 2.23.13.4 do app para Android, mas é liberada gradativamente entre testadores.
Fonte: WABetaInfo