WhatsApp retrabalha aba Status para mostrar os novos Canais
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
A nova função Canais do WhatsApp está mais perto de ficar pronta: na versão Beta para iPhone, foi encontrada uma seção específica para os chats públicos dentro da guia "Updates" ("Atualizações", em tradução livre), substituta da aba "Status".
- WhatsApp testa reprodução automática de GIFs
- WhatsApp anuncia enquetes de voto único e legendas em documentos
A descoberta mais recente do site WABetaInfo ainda não pode ser acessada por testadores, mas sinaliza que os Canais do WhatsApp tomam forma no mensageiro. As conversas coletivas dividirão espaço com os posts temporários da plataforma, mas serão apresentados de forma distinta para facilitar a navegação.
Nos prints divulgados pelo informante, a aba "Updates" será divida por duas áreas: Status, dispostos na horizontal como nos Stories do Instagram;,e Canais, organizados em lista, tal qual as conversas tradicionais.
Por enquanto, os elementos visuais parecem ligeiramente desencaixados, mas isso é normal para o período de desenvolvimento. É possível que o WhatsApp revise a seção para deixá-la mais polida e proporcionar uma experiência mais consistente por todo o app.
Canais do WhatsApp são opcionais
Os Canais do WhatsApp serão como grandes chats públicos do mensageiro, bem parecido com o recurso de mesmo nome do Telegram. Inicialmente, a ferramenta se chamava "Newsletters", mas o mensageiro aparentemente substituiu para não confundir com os boletins informativos tradicionais.
As conversas públicas servirão para que usuários fiquem atentos a temas que importam para eles, como esporte, política, notícias e mais. A participação de um canal é totalmente opcional, e os chats não devem ser protegidos com criptografia de ponta a ponta, vale ressaltar.
Sem previsão de lançamento
Até agora, os Canais não foram colocados para experimentação pública. A ferramenta ainda está em preparação e ainda deve levar algum tempo até ser inaugurada. Vale ficar atento aos próximos updates do mensageiro.
Fonte: WABetaInfo