Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canais do WhatsApp | Função "Newsletters" muda de nome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2023 às 15h36

Link copiado!

Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

A função "Newsletters" do WhatsApp pode ser lançada com o nome "Canais". Indícios encontrados na versão 2.23.8.6 (exclusiva para testadores) mostram que a plataforma chamará os chats para disparos em massa de maneira mais apropriada, mas copiando mais uma vez o Telegram.

A descoberta do site WABetaInfo aconteceu graças à tela dedicada ao recurso, agora batizada de "Updates" ("Atualizações", em tradução livre). Nela, o mensageiro exibe um texto explicativo: "Conheça os canais. Fique ligado nos tópicos que interessam para você. Os canais que você segue aparecerão aqui".

Continua após a publicidade

Anteriormente, essa mesma região chamava o recurso de "Newsletters", portanto a mudança de nome aconteceu durante o seu desenvolvimento. Não está claro o motivo da troca, mas é possível que seja para melhor se enquadrar com o objetivo da função — "newsletters" remetem a boletins informativos enviados por e-mail.

Canais do WhatsApp

A finalidade do recurso segue a mesma: os canais serão como chats com milhares de pessoas, mas que só terão mensagens dos administradores. A ideia é que sirvam como meios de comunicação massivos, parecido com o que acontece nos canais do Telegram — até o nome é idêntico.

Diferente das Comunidades do WhatsApp, cujo propósito também é unir milhares de pessoas com interesses em comum, os Canais do WhatsApp visam servir como espaço informativo unilateral, não um lugar para troca de ideias. O recurso não terá comportamento similar ao de grupos (lista de membros e controle de entrada/saída por administradores, por exemplo), tratando todos os participantes com maior discrição.

Continua após a publicidade

Cada canal terá um nome específico e, segundo o WABetaInfo, há indícios de que será possível pesquisar por eles dentro do próprio app, também de maneira semelhante ao que ocorre no rival criado por Pavel Durov.

Conversas públicas e opcionais

Uma vez inscrito num canal, o número do usuário não é exposto para outros participantes. Contudo, as conversas que rolam ali não são criptografadas de ponta a ponta. Portanto, a Meta poderá conferir o conteúdo das conversas se assim desejar — e há uma porta aberta para a veiculação de anúncios, vale ressaltar, assim como no Telegram.

A participação em canais será totalmente opcional e entrar num desses chats não vai interferir na sua experiência com outras conversas. Os papos privados, em grupo ou em Comunidades, continuará protegido com criptografia de ponta a ponta.

Continua após a publicidade

Sem previsão de lançamento

Atualmente, não há previsão de lançamento para os Canais do WhatsApp. Por enquanto, testadores não têm acesso à funcionalidade e, por se tratar de uma grande novidade, é possível que o WhatsApp anuncie o início da experimentação do recurso.

Fonte: WABetaInfo