WhatsApp testa novidade em ferramenta que mostra lojas perto do usuário

WhatsApp testa novidade em ferramenta que mostra lojas perto do usuário

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2021 às 09h27
Divulgação/Alfredo Rivera/Pixabay

Para facilitar a busca por lojas, prestadores de serviço e comerciantes próximos do usuário, o WhatsApp terá filtros de pesquisa. A funcionalidade complementa o “Negócios próximos”, testado desde setembro exclusivamente em São Paulo, que permite a listagem de contas comerciais (e a localização delas) em uma determinada região.

Novamente, foi o site WABetaInfo que descobriu resquícios dos filtros de pesquisa na versão de testes do WhatsApp. A ferramenta não está disponível nem para testadores do aplicativo atualmente.

Os filtros de pesquisa ajudam a encontrar estabelecimentos de categorias específicas nas proximidades (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Os filtros basicamente servem para encontrar lojas de categorias específicas nas proximidades — restaurantes, mercearias, lojas de roupas, hoteis e mais — mesmo sem ter o número do estabelecimento salvo como contato. As opções estão na ferramenta de pesquisa, acessível da página inicial do app.

Somente lojas que atendem via "Zap"

Ainda que o usuário esteja buscando por comércios nos arredores, as regras para os “Negócios próximos” seguem as mesmas de antes: só serão encontradas contas comerciais que registraram o endereço na plataforma e autorizaram a listagem, então nenhum perfil será exposto automaticamente. Além disso, obviamente somente lojas que atendem via WhatsApp são catalogadas, então não é como se o WhatsApp virasse algo estilo Apple Maps ou Google Maps.

Por se tratar de uma função complementar, ela deve aparecer primeiro para usuários beta que estiverem em São Paulo. O recurso foi encontrado em desenvolvimento tanto para iOS quanto para Android.

Se você utiliza a versão de testes do WhatsApp, é bom ficar atento às atualizações do WhatsApp Beta disponibilizadas na Play Store e na App Store. Por enquanto, não existe previsão para ampliação do recurso para outras regiões.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.