Publicidade

WhatsApp deve deixar você baixar relatório de atividade em canais

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp logo vai permitir que você baixe um relatório sobre os canais que participa na plataforma. Na versão Beta do mensageiro, foi encontrada a opção "Solicitar relatório de canais" no menu de configurações e, quando funcional, ela deve liberar uma consulta a seus dados ou transferência de tudo para outro aplicativo.

A atual função "Relatório de conta" inclui uma série de informações importantes sobre a conta, incluindo detalhes do perfil e configurações. Porém, esse documento não apresenta dados sobre os canais que o usuário participa — e é aí que entra o "Relatório de canais".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nessa nova solicitação encontrada em desenvolvimento na versão 2.23.16.16 do WhatsApp Beta, o usuário obtém somente informações sobre os grupos públicos que está incluído. Essa informação pode ser útil para consultas diretas ou para transferir para outros aplicativos, em casos de migração.

Segundo o site WABetaInfo, que descobriu a novidade, o relatório de canais pode conter dados como nome de grupos, data e hora de entrada/saída e interações por emojis. Em casos de canais criados pelo próprio usuário, é possível que o documento também mencione metadados do grupo.

Por se tratar de uma função em desenvolvimento, não se sabe quando ela vai ser liberada para todos. Por enquanto, nem mesmo testadores têm acesso à novidade.

Canais não estão disponíveis no Brasil

Ainda que o WhatsApp já tenha lançado os canais, a ferramenta segue indisponível no Brasil. A plataforma ainda não deu nenhuma previsão para o lançamento dos grupos públicos por aqui.

Não está claro o motivo do atraso, mas o WhatsApp tende a ser cauteloso na hora de lançar ferramentas como esta no Brasil. Algo semelhante aconteceu com as Comunidades, que só foi disponibilizada no país meses depois da liberação no exterior.

Fonte: WABetaInfo