Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp desenvolve as "newsletters", chat público estilo Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2023 às 10h08

Link copiado!

Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp desenvolve uma ferramenta chamada “Newsletter”, um novo tipo de chat para disparos em massa na plataforma. Descoberto pelo site WABetaInfo, o recurso teria dinâmica semelhante aos Canais do Telegram, servindo como um meio para envio de comunicados para milhares de pessoas.

Conforme apontou o site WABetaInfo, as Newsletters do WhatsApp seriam mais uma ferramenta para transmitir informações, sendo uma “nova maneira de receber facilmente atualizações úteis de pessoas e grupos como autoridades locais, equipes esportivas e outras organizações”.

Continua após a publicidade

Nesses novos canais de comunicação, entidades poderão alcançar um número enorme (até agora indefinido) de pessoas — provavelmente, na casa dos milhares, talvez maior que as Comunidades. Atualmente, um grupo tradicional do WhatsApp pode abrigar 1.024 membros.

Os usuários do WhatsApp serão livres para escolher quais newsletters seguir ou abandonar a qualquer momento. A lista de canais seguidos poderá ser visível para outros contatos ou não.

Diferente dos grupos tradicionais, os participantes de uma newsletter do WhatsApp serão ocultados por padrão. A lista não seria visível para outros usuários interessados nos comunicados, evitando interações indesejadas.

Sem criptografia de ponta a ponta

Continua após a publicidade

As conversas em newsletters do WhatsApp não serão protegidas por criptografia de ponta a ponta, apontou o site. A ausência da função, porém, faz sentido, uma vez que o formato seria voltado exclusivamente para mensagens públicas, portanto não há problema caso sejam interceptadas, já que todos os usuários têm o direito de visualizá-las.

Apesar da ausência da criptografia, a Meta ainda quer tornar a função a mais privada possível, pontuou o WABetaInfo. Por isso, as newsletters serão um recurso separado e de uso opcional disponível na aba “Status” e utilizá-lo não impactará a segurança de outras conversas de nenhuma forma.

Caminho aberto para publicidade

Embora não tenha sido confirmado, os chats públicos abrem espaço para o encaminhamento de publicidade dentro do WhatsApp — novamente, similar ao modelo do Telegram. Considerando que os chats não são privativos, mas que os números de cada canal são visíveis, a empresa poderia usar o alcance das newsletters para divulgar anúncios e monetizar o mensageiro.

Continua após a publicidade

Quando as newsletters do WhatsApp serão lançadas?

Atualmente, todas as informações acerca das newsletters do WhatsApp são preliminares e podem passar por mudança (até mesmo o nome). O site WABetaInfo ressaltou que os detalhes sobre a função são escassos e não há nenhuma previsão de lançamento.

Fato é que a ferramenta chegará para resolver um problema existente do WhatsApp: a falta de meios para enviar mensagens para um grande número de pessoas. No Telegram, os Canais exercem essa função com eficiência, uma vez que permitem que estabelecimentos, veículos de notícias, governos e pessoas importantes se comuniquem de forma mais íntima com sua audiência, mas ainda preservando a identidade de cada usuário.

Fonte: WABetaInfo