Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp Beta quer reforçar importância da criptografia de ponta a ponta no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2022 às 15h04

Link copiado!

WhatsApp Beta quer reforçar importância da criptografia de ponta a ponta no iOS
WhatsApp Beta quer reforçar importância da criptografia de ponta a ponta no iOS
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp atualizou o aplicativo beta para usuários do iPhone com uma mensagem focada em privacidade e segurança. A tela traz detalhes sobre a aplicação da criptografia de ponta a ponta, com informações sobre a importância disto para as conversas.

Essa tela de reforço não é novidade, mas ela traz alguns ajustes que a tornam mais completa do que a mensagem passada. Além disso, agora existe um link mais visível que aponta para esta página com mais detalhes do recurso de segurança.

Continua após a publicidade

Um print de tela (ver acima) compartilhado pelo site WABetaInfo mostra a tela aprimorada. Você poderá localizar a novidade no rodapé do aplicativo, logo após a última atualização de status, histórico de chamadas, lista de bate-papo ou relação de dispositivos conectados.

Ali você saberá tudo o que é protegido pela criptografia: mensagens de texto e voz, chamadas de áudio e vídeo, fotos, vídeos e documentos, compartilhamento de local e atualizações de status. Ou seja, na prática, praticamente todos os recursos do aplicativo é abrangido pela tecnologia de segurança.

Criptografia como trunfo do WhatsApp

Aparentemente, a tela é a mesma exibida na tela de configurações do aplicativo e quando se cadastra uma conta pela primeira vez. O WhatsApp sempre "vendeu" a criptografia de ponta a ponta como um dos principais recursos, portanto é natural que tentem desenvolver uma estratégia de marketing sobre isso.

Continua após a publicidade

A vantagem desse sistema de proteção é o embaralhamento de informações transitadas entre os usuários. Dessa forma, somente o remetente e o destinatário conseguem decifrar o conteúdo — qualquer outra pessoa não autorizada verá apenas caracteres sem sentido algum, incluindo a própria empresa.

O WhatsApp não é a única solução a oferecer esse tipo de mecanismo no iOS, mas é a solução mais popular no Brasil e uma das principais no mundo. Mostrar que o software não é somente um "rostinho bonito", mas que oferece também uma proteção extra é uma tentativa de se manter ativo no gosto popular, principalmente pela capacidade de oferecer suporte multiplataforma com o Android e PCs com Windows.

Fonte: WABetaInfo