WhatsApp Beta ganha transferência de conversas entre celulares
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O WhatsApp enfim começou a liberar a ferramenta de transferência de chats entre celulares Android pra testadores. A função, inicialmente disponível na versão Beta do mensageiro, permite migrar o histórico de conversas (mensagens, mídias e figurinhas) para um telefone novo de forma direta, sem precisar fazer backup no Google Drive.
- Agora é possível editar legendas em fotos encaminhadas no WhatsApp
- WhatsApp desenvolve check-up de privacidade para reforçar segurança
A novidade está presente na versão 2.23.9.19 do WhatsApp Beta, segundo apurou o site WABetaInfo. A funcionalidade foi encontrada em desenvolvimento em janeiro deste ano e só agora começou a aparecer no app para alguns testadores.
Sem depender da nuvem
A transferência de chats entre celulares é uma solução alternativa à migração por backup na nuvem. Em vez de depender do armazenamento em nuvem para migrar de celular, processo que exige mais etapas (backup na nuvem e download de dados), a transição aconteceria diretamente de um dispositivo para outro.
Os prints mostram que a opção se chama "Chat transfer" (ou "Transferência de conversas", em tradução livre) no menu de configurações na seção "Conversas". Ao acioná-la, o aparelho exibe um QR Code que deve ser escaneado pelo dispositivo de destino.
Conforme mostram os prints do WABetaInfo, a descrição da ferramenta é um tanto vaga. "Transfira seu histórico de conversas e tenha suas mensagens mais recentes sem usar o Google Drive. São necessárias algumas permissões para conectar um novo dispositivo", descreve o WhatsApp.
Não está claro quais mecanismos o WhatsApp usa para transferir conversas, mas é possível que seja Bluetooth ou Wi-Fi. De toda forma, a solução deve ser mais rápida e prática do que o backup tradicional, já que não requer que os dados sejam enviados para a nuvem e depois baixados de novo.
Disponibilidade limitada
Nem todos os testadores têm acesso à nova ferramenta por enquanto, mas isso é comum para o WhatsApp Beta. Não deve demorar, porém, para a função ser liberada para mais pessoas. Contudo, não há previsão para o lançamento definitivo da ferramenta.
Fonte: WABetaInfo