Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp Beta já permite desativar prévias de links

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2024 às 18h04

Link copiado!

Unsplash/Dima Solomin
Unsplash/Dima Solomin
Tudo sobre WhatsApp

A versão Beta do WhatsApp para Android trouxe um novo ajuste para desativar a pré-visualização de links enviados nas conversas. Dessa forma, o mensageiro deixa de carregar informações da URL — manchete, resumo e foto de destaque do conteúdo.

A novidade estava em desenvolvimento há algumas semanas pelo mensageiro e foi liberada para a versão de testes do aplicativo. A princípio, o comando fica localizado na aba de configurações avançadas de privacidade da ferramenta.

As prévias de links podem trazer dados úteis para o leitor sem a necessidade de clicar no endereço, mas também apresentam um risco de privacidade: o WhatsApp precisa se conectar com a página da web para obter os dados da URL e esse processo pode expor o endereço de IP do usuário para terceiros. Nem mesmo a criptografia de ponta a ponta do app poderia evitar a exposição dos dados, por exemplo.

Continua após a publicidade

Portanto, a opção cria uma camada extra de segurança no Zap contra o vazamento do endereço IP — e vale lembrar que o mensageiro já tem um ajuste para evitar que o dado seja vazado durante chamadas

Como desativar prévias de links no WhatsApp

Por enquanto, o recurso está disponível apenas no programa Beta do WhatsApp para Android, a partir da versão 2.24.8.11. Se você faz parte da iniciativa de testes, siga estes passos para usá-lo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no ícone de três pontos;
  3. Selecione “Configurações”:
  4. Acesse “Privacidade”;
  5. Desça a tela e toque em “Configurações avançadas”;
  6. Ative a opção “Desativar pré-visualização de links”.

O ajuste só é válido para os links que você envia, então nada impede que você ainda receba links com pré-visualização pelo mensageiro.

Quando chega para todos?

É provável que a função leve algumas semanas para aparecer na versão estável do WhatsApp, disponível para todo o público. Recentemente, o app liberou uma novidade que permite controlar a reprodução de vídeos de um jeito mais fácil.