Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

VPN do Google One é finalmente lançada para iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 10h21

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O serviço de VPN incluso na assinatura do Google One Premium começou a ser liberado para usuários do iPhone. A promessa do Google era lançar o serviço em outubro de 2020 no iOS, mas problemas técnicos adiaram a chegada oficial.

A VPN está disponível na plataforma há meses pelo serviço de celular Google Fi e agora deve oferecer o serviço de navegação segura e mascaramento de IP. O assinante que pagar pelo serviço de 2 TB ou mais de armazenamento no Google One terá acesso à VPN no telefone, independentemente do sistema operacional.

Continua após a publicidade

O serviço agora está disponível para clientes em 18 países, como Estados Unidos, Reino Unido e México. Apesar da expansão neste update para 10 novas regiões, o Brasil ainda não foi contemplado.

Segundo o Google, a VPN deve ser usada para proteção contra hackers em redes inseguras, como no acesso a Wi-Fi público. Outra vantagem é a redução no rastreamento online, já que a ocultação do endereço de IP faz com que os cookies sejam menos eficazes na hora de monitorar sua atividade na web.

A proposta é bem parecida com outro serviço com o qual proprietários do iPhone já devem estar familiarizados: a Private Relay (Retransmissão Privada, em português) chegou no ano passado como uma das novidades do iOS 15. Assim como o Google, a proteção também é vinculada aos planos pagos do serviço de armazenamento na nuvem iCloud.

Android também teve novidades

Continua após a publicidade

Embora tenha sido celebrada lá fora, a VPN do Google chega com a limitação de não ser possível obter um endereço de IP em outro país. Em razão disso, não é possível usar o sistema para burlar as travas de região dos serviços de streaming, por exemplo, o que possibilitaria acessar conteúdos de outras regiões.

O Google também lembrou dos usuários do serviço no Android e trouxe algumas novidades. A primeira é a chamada "desconexão segura", que desliga o acesso à internet se você estiver desconectado da VPN. O objetivo disso é evitar que a pessoa navegue por redes inseguras sem perceber, o que poderia colocar os dados trafegado sem risco.

Outra adição é a possibilidade de selecionar determinados aplicativos para ignorar a VPN. Isso pode ser útil para evitar que programas ou jogos que ajustam a linguagem automaticamente sejam traduzidos para idiomas desconhecidos.

Fonte: Google BlogGoogle One