Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivaldi 4.0 vem com tradutor e cliente de e-mail para disputar com o Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2021 às 08h33

Link copiado!

Reprodução/Vivaldi
Reprodução/Vivaldi

O Vivaldi é um navegador interessante para quem busca alternativas além do Google Chrome e Microsoft Edge no computador ou no celular. Contudo ela não quer ser apenas um browser. Nesta quarta-feira (9), a companhia anunciou um conjunto de novidades que embarcarão o Vivaldi 4.0, que o colocam em pé de igualdade com soluções mais populares do mercado, controladas pelas big techs, mas, aqui, com a promessa de que você terá controle total sobre seus dados.

As novidades apresentadas pela companhia têm a cara do Google, mas nenhuma delas aproveita em nada recursos da concorrente. As ferramentas recém-lançadas incluem Vivaldi Translate (um tradutor automático para navegação web), Calendar (um simples calendário para anotação de compromissos), Mail (um cliente de e-mail “tudo em um”) e Feed Reader, para ler notícias sem distrações.

Vivaldi Translate

Continua após a publicidade

Assim como o Google Tradutor, o Vivaldi terá sua própria ferramenta de tradução — ou quase isso. O Vivaldi Translate, que é uma ferramenta nativa de tradução do browser da companhia, é alimentado pela tecnologia de tradução da Lingvanex, empresa dedicada ao desenvolvimento de tradutores automáticos.

O Vivaldi Translate funcionará de forma semelhante ao tradutor no Google Chrome: sempre que o usuário acessar uma página e o conteúdo detectado estiver em um idioma desconhecido, um ícone será exibido no canto da barra de endereços oferecendo a adaptação. No celular, essa opção é realocada para a parte inferior da tela.

Continua após a publicidade

Ademais, você pode escolher que a ferramenta esteja sempre ligada para traduzir o conteúdo naquele idioma, não oferecer a ajuda em línguas conhecidas ou desabilitar a tradução em um site específico.

Vivaldi Mail

Para os donos de várias contas de e-mail, a solução do Vivaldi é unir todas elas em um único lugar. Para isso, então, existe o Vivaldi Mail, o cliente versátil do navegador que permitirá sincronizar várias caixas de entrada diferentes em um só lugar.

Continua após a publicidade

O cliente de e-mail ainda está em fase beta, mas está bem completo em termos de proposta. Bugs podem acontecer, logicamente, mas as funções principais já estão presentes: visualização vertical, pastas para e-mails, navegação em guias, gerenciamento avançado de mensagens e muitos atalhos.

Vivaldi Feed Reader

Para os leitores de plantão e órfãos do Google Reader, o Vivaldi Feed Reader é a alternativa da companhia. Ele aproveita a interface do Mail para apresentar artigos escolhidos por você em uma interface simples e objetiva. A ideia é garantir que o consumo do conteúdo sem distrações, nem mesmo propagandas — no processo, também poupando alguns cliques.

Continua após a publicidade

Vivaldi Calendar

Por fim, o calendário do navegador é a última das grandes novidades do Vivaldi. Assim como o Feed Reader e o Mail, o Calendar também está em fase beta, mas as funcionalidades mais importantes já estão na plataforma. Mais uma vez, há um grande apelo ao controle de privacidade, mas a familiaridade também é um dos pontos mais fortes.

Continua após a publicidade

De longe, dá para confundir o Vivaldi Calendar com a Agenda do Google e, de fato, ambos têm muitas semelhanças em aparência na disposição de conteúdo e compromissos. As diferenças, no entanto, começam a aparecer ao analisar com mais atenção.

O Vivaldi Calendar pode ser totalmente controlado pelo teclado; filtros ajudam a encontrar exatamente aquilo que procura; o menu tenta não atrapalhar o fluxo da animação e, como já era de se esperar, há uma forte integração com o navegador. Notificações também existem na ferramenta e, felizmente, podem ser personalizadas. Não há muito como fugir do padrão, mas só de fazer o que a Agenda do Google faz com alguns recursos extras já o tornam um aliado para o dia a dia.

Para conferir o que há de novo, é só baixar o Vivaldi para Android na Play Store, ou visitar o site oficial do navegador para baixar as versões do Windows, Mac ou Linux.

Fonte: Vivaldi