Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Videoconferência no Zoom ganha reforço de acessibilidade com legendas para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Zoom
Divulgação/Zoom

O Zoom acaba de lançar um recurso importante de acessibilidade para usuários de contas gratuitas do aplicativo: as legendas geradas automaticamente. Essa adição permite que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar as videoconferências com o texto escrito na parte inferior da tela. Por enquanto, esse serviço está disponível apenas em inglês, mas deve chegar para outros idiomas em breve.

O aplicativo de chamadas de vídeo já havia oferecido as transcrições ao vivo, geradas a partir de uma ferramenta de inteligência artificial, para as contas pagas apenas. Essa escolha fez com que a empresa fosse alvo de críticas de defensores dos direitos das pessoas com deficiência, porque a exigência de ligações durante a pandemia fez com que os surdos tivessem seus direitos limitados.

Continua após a publicidade

Antes deste serviço automatizado, os anfitriões precisavam algum programa de legenda de terceiros ou adicionar manualmente as suas próprias, se quisessem oferecer o auxílio para as pessoas. A companhia trouxe outras opções de acessibilidade desde 2020, como o suporte para leitores de tela e exibição de vídeos simultâneos na tela, o que permite a exibição de intérprete de linguagem de sinais durante toda a conversa, mesmo enquanto outro usuário estiver com a palavra.

Para habilitar as legendas no Zoom, basta que o proprietário da conta ou um usuário com privilégios de administrador acesse o portal da web do Zoom e localize a opção "Gerenciamento de Conta", no menu de navegação. De lá, é só acessar as configurações da conta e procurar pela guia "Reunião" — no modo avançado, será possível alterar a opção de legenda de oculta para ativada.

Quando você estiver em uma transmissão, é só buscar pelo ícone do Live Transcript (CC) e pressionar no botão Enable para ativar as legendas automáticas.Os participantes também podem solicitar ao organizador da chamada que ative a transcrição, como forma de lembrá-lo sobre essa necessidade.

Fonte: Zoom