Valve disponibiliza APK de seu app de chat para quem não acessa a Play Store
Por Rafael Arbulu |

Que ninguém culpe a Valve de ser cautelosa com a situação de outras empresas: no último dia 22 de maio, a empresa lançou o Steam Chat, app de bate-papo do Steam para Android. Em seguida, a mesma ferramenta teve seu APK disponibilizado para download pelo site oficial da loja.
A oferta feita pela própria Valve, segundo especulam alguns usuários, é uma espécie de contra-medida para a situação em que se encontra a Huawei frente ao governo dos Estados Unidos. Há cerca de duas semanas, o presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva que efetivamente proíbe empresas americanas de fazerem negócios com a gigante chinesa de telecom. Dada a enorme base de usuários da Huawei no setor mobile, a Valve provavelmente não gostaria de isolá-los de suas ofertas.
O que se sucedeu foi um efeito cascata, que viu diversas empresas cortarem relações ou cancelar quaisquer ofertas advindas da Huawei. Além de Intel, Qualcomm e até mesmo a Microsoft, a Google é uma dessas empresas, tendo revogado o licenciamento da chinesa para o Android — o sistema operacional é a base dos smartphones da Huawei e subsidiárias do setor, como a Honor.
Ao disponibilizar o seu app de chat por meio do site oficial, a Valve, argumentam alguns, está apenas se prevenindo para o caso de a Huawei perder o acesso à Play Store, o que, em tese, impediria usuários dos produtos da chinesa de baixarem o software. Outro grande aplicativo que está disponível para Android, porém fora da Play Store, é o jogo Fortnite, possivelmente o mais popular título do gênero battle royale.
Entretanto, é importante citar que, ao contrário do que seria por intermédio da loja da Google, baixar um APK por site oficial ou disponibilização terceirizada implica em usuários tendo de procurar por conta próprias as devidas atualizações de segurança. Na Play Store, a Google faz o push de novas versões automaticamente.
Por ora, nada mudou: a Huawei teve concedida uma licença de 90 dias para uso das funções normais do Android, o que inclui atualizações de segurança dos apps. A licença vence em agosto, porém, e ninguém comenta o que pode vir depois.
Já a Valve não confirmou nem negou que a medida tivesse a ver com o caso.
Fonte: MSPowerUser; Steam Chat