Vai viajar no fim do ano? 5 prompts do ChatGPT para planejar as férias
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

Curtir as férias é sempre bom, mas o planejamento às vezes pode dar dor de cabeça. A boa notícia é que, hoje, dá para contar com a ajuda do ChatGPT para tornar essa etapa mais simples, desde pesquisar destinos e controlar o orçamento até montar um roteiro completo da viagem.
- Os 10 melhores aplicativos de viagem
- 6 prompts para o Gemini criar um roteiro de viagem de fim de semana
5 prompts para planejar sua viagem de fim de ano
Veja cinco comandos para planejar sua viagem de final de ano com ajuda do ChatGPT:
- Montar uma planilha de gastos;
- Pesquisar o local;
- Verificar a previsão do tempo;
- Preparar um roteiro de viagem;
- Fazer um checklist de bagagens.
1. Montar uma planilha de gastos
O fim do ano é um dos períodos mais movimentados para viajar e também o mais caro. Por isso, vale contar com a inteligência artificial para organizar os detalhes e evitar sustos orçamento.
- Prompt: “Preciso organizar meu orçamento para uma viagem de [NÚMERO DE DIAS] dias para [NOME DO DESTINO] no final do ano. Crie uma tabela que funcione como uma planilha de gastos, detalhando os custos estimados para passagens, hospedagem, alimentação diária, transporte local, ingressos para atrações, compras e um fundo de emergência.”
2. Pesquisar o local
Quando você conhece mais sobre o destino, dá para planejar melhor a viagem e aproveitá-la ao máximo, mas não precisa passar horas em pesquisas. O ChatGPT pode reunir informações sobre os pontos turísticos, a cultura e a gastronomia da região.
- Prompt: “Vou viajar para [NOME DA CIDADE/PAÍS] e preciso de um resumo sobre o destino para me planejar. Reúna informações sobre os principais pontos turísticos que não posso perder, quais são os pratos típicos da gastronomia local que devo experimentar e dicas culturais ou de segurança importantes para a região.”
3. Verificar a previsão do tempo
Antes de arrumar a mala, confira a previsão do tempo para o período da viagem. Assim, você escolhe apenas as roupas necessárias e evita levar itens que não serão usados.
- Prompt: “Antes de fazer as malas, preciso saber como é o clima em [NOME DO DESTINO] no período de [DATA DE INÍCIO] a [DATA DE FIM]. Informe qual é a temperatura média, as máximas e mínimas esperadas e a probabilidade de chuva ou neve, indicando quais tipos de roupas são mais adequados para levar.”
4. Preparar um roteiro de viagem
Para aproveitar ao máximo o destino, peça ao ChatGPT que monte uma planilha com um roteiro básico. Esse ‘esqueleto’ pode ser ajustado conforme você descobre novos pontos turísticos e restaurantes para incluir.
- Prompt: “Monte um esqueleto de roteiro de viagem de [NÚMERO DE DIAS] dias para [NOME DO DESTINO]. Gostaria que fosse uma tabela simples com sugestões de atividades divididas por manhã, tarde e noite para cada dia, tentando agrupar os locais por proximidade.”
5. Fazer um checklist de bagagens
Na hora de arrumar as malas, sempre surge a dúvida se há algo faltando. Para evitar que isso aconteça, peça à IA para criar uma lista de itens essenciais em uma viagem e que não podem faltar na sua bagagem.
- Prompt: “Ajude-me a não esquecer nada importante para minha viagem. Crie um checklist completo de itens essenciais para uma viagem de [NÚMERO DE DIAS] para [DESTINO], separando os itens por categorias, como documentos, eletrônicos, itens de higiene pessoal, uma farmacinha básica e roupas.”
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Como usar o Tripsy para planejar viagem
- 3 itens que ninguém se lembra, mas podem salvar sua viagem
- 3 cuidados para ter com o celular durante uma viagem
VÍDEO: Viajar barato ficou fácil! O Google lançou uma IA que acha os melhores preços de voos pra você.