Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber passa a exigir identidade de passageiro que paga 1ª corrida em dinheiro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2021 às 15h20

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Uber

O Uber vai expandir a checagem de documentos para pessoas que usam apenas dinheiro como forma de pagamento. O usuário que resolver custear em espécie a sua primeira viagem, sem fornecer dados de cartão de crédito ou débito, será obrigado a enviar uma foto do documento de identidade e passar pela checagem do CPF antes de iniciar a corrida.

A medida é para oferecer mais segurança para motoristas do app, já que o passageiro será identificado previamente. Mesmo que se recuse a pagar ou tente algum tipo golpe, o Uber terá como identificá-lo mais facilmente. Hoje, o sistema possui uma parceria com a Serasa Experian para validação de CPF de quem paga em dinheiro, mas não havia a exigência de apresentar um documento oficial de identificação, como o RG ou a CNH.

Continua após a publicidade

O recurso já estava em teste nas cidades de Juiz de Fora (MG), Petrolina (PE) e Feira de Santana (BA), mas agora será expandido para novos usuários em todo país. A tecnologia também é utilizada em países como Chile, México, Argentina, Costa Rica, Colômbia e República Dominicana.

Segurança para passageiros e motoristas

Os motoristas também passam por processos de validação antes de ingressarem na plataforma: a checagem de antecedentes criminais e análise de documentos do veículo diretamente na base do Denatran. Mesmo depois de entrar, os motoristas continuam sendo avaliados periodicamente para evitar problemas.

Continua após a publicidade

De forma aleatória, o aplicativo do Uber pede para o motorista tirar uma selfie antes de aceitar uma viagem ou acessar o serviço. Isso ajuda a verificar a identidade de quem está no volante e evitar que terceiros usem a plataforma em nome de laranjas. Futuramente, o serviço pretende implantar um sistema de reconhecimento de movimentos para reduzir ainda mais as chances de fraude.

"A Uber entende que a tecnologia pode aumentar a segurança de todos que usam o nosso aplicativo e essa expansão é mais uma prova dos nossos avanços na área. Essa ferramenta complementa a verificação de CPF dos usuários que já realizamos há anos e que fica ainda mais completa com a checagem de CNH e RG. Com isso, poderemos dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app", afirma o diretor do Tech Center do Uber no Brasil, Marcello Azambuja.

Uber no Brasil

Nascida em 2010, o Uber está no país desde então e acumula mais de 10 bilhões de viagens. Por aqui, a empresa sofreu forte resistência do setor de transporte público, em especial de taxistas. Após vários embates jurídicos, o tema chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o serviço de transporte foi liberado.

Continua após a publicidade

A empresa oferece uma plataforma completa de transportes, na qual o usuário seleciona o tipo de carro desejado e o destino, o que permite saber antecipadamente o valor da corrida. Após casos de violência envolvendo motoristas e passageiros, a empresa começou a investir pesado em ferramentas de segurança.

Em fevereiro, a companhia começou a testar a gravação em vídeo das viagens no Brasil. Os motoristas parceiros poderão utilizar a câmera do próprio celular para filmar todas as viagens, e os arquivos serão criptografados e acessados somente pelo Uber quando necessário.

Usa o Uber? O que acha das novidades recentes do app? Comente.