Uber lança podcast contra racismo e LGBTfobia para motoristas do app

Por Rubens Eishima | 24 de Julho de 2020 às 11h26
Reprodução/Getty Images
Tudo sobre

Uber

Saiba tudo sobre Uber

Ver mais

A Uber anunciou um spin-off de seu podcast Fala, Parceiro! dedicado a combater o racismo, a violência contra a mulher e a LGBTQIA+fobia. Batizado de Fala Parceiro de Respeito, a série terá 20 episódios e é voltada para os motoristas que atendem pelo aplicativo.

O primeiro episódio já está disponível e trata do racismo. O conteúdo teve supervisão da ONG Promundo e será disponibilizado semanalmente em todo o país com episódios curtos e linguagem acessível, informa a companhia. Os motoristas que consumirem todo o conteúdo receberão o selo “Viagem de Respeito”, programa já oferecido em 2019 e reforçado no último Carnaval.

Quem usa o aplicativo para chamar um veículo terá a opção de saber se o motorista tem o selo, verificando a tela de perfil. Segundo o Uber, a opção estará disponível a partir do momento em que a viagem é aceita.

"Com todos os aprendizados que tivemos com a primeira edição, entendemos que era necessário envolver também usuários e ativistas para termos condições de falar sobre racismo e LGBTQIA+fobia, e dessa forma construir um conteúdo que pudesse dialogar com a realidade de todos os envolvidos", afirmou a coordenadora do projeto Sandra Vale.

A ONG Promundo consultou motoristas, usuários do aplicativo e ativistas de quatro regiões do Brasil para definir o conteúdo e a linguagem do podcast.

Durante a campanha em 2019, cerca de 85 mil motoristas receberam da Uber o selo do programa, que teve seis episódios voltados para o combate à violência contra a mulher.

Outra iniciativa da empresa na área é a parceria com a organização deFEMde, que revisa desde o começo do ano o protocolo de atendimento a denúncias de crimes de gênero e raça no serviço.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.