Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter muda botões de lugar e confunde usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2022 às 09h52

Link copiado!

Claudio Schwarz/Unsplash
Claudio Schwarz/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O Twitter fez algumas mudanças em botões da sua plataforma que deixaram usuários um tanto confusos. O app para dispositivos móveis (iOS e Android) trocou a ordem dos botões "Copiar link" e "Salvar Tweet"para algumas pessoas, o que pegou de surpresa quem não sabia.

Ao tocar no botão de compartilhamento de um tuíte (os três pontos interligados), na parte inferior direita, o programa exibe uma tela com opções personalizadas. Ali você pode enviar o post por mensagem direta ou executar três outras opções: copiar o link do tuíte, adicionar aos seus favoritos ou compartilhar para algum outro app.

Continua após a publicidade

Com a troca dos botões, muita gente passou a marcar tuítes como favoritos em vez de copiar a URL. Na própria rede, é possível localizar críticas de quem foi afetado pela reorganização repentina e sem aviso.

Incômodo desnecessário

Pode parecer algo bobo, mas remover uma publicação dos seus favoritos dá um certo trabalho. Diferentemente das curtidas, nas quais basta clicar no coração pela segunda vez, não existe uma opção de desfazer imediatamente. Para remover algo dali, é necessário acessar as configurações do perfil e buscar pela guia "Favoritos" para fazer o gerenciamento manual.

Continua após a publicidade

Este teste do Twitter parece ter afetado usuários de modo diferente em regiões específicas. No Brasil, as opções ficaram listadas como "Copiar link", "Salvar Tweet" e "Compartilhar via", nessa ordem. Em outras localidades, o botão de salvar via na terceira opção ou na primeira — algo que se repetiu com as outras ferramentas.

Experimentos como este são comuns, chamados pela indústria de "testes A/B", com o intuito de ver qual ordem traz melhor feedback pelo usuário. Neste caso, pode ser uma tentativa de incentivar o uso de alguma das três opções.

O jeito é aguardar o fim do teste para o usuário saber qual será o formato final adotado pelo Twitter. E torcer para que esse sistema seja usado com parcimônia para não gerar dor de cabeça aos fãs da rede social.