/i378774.png)
Twitter confirma que deu selo de verificado para contas falsas
Após denúncias de usuário, o Twitter admitiu ter concedido o selo de verificação a contas falsas por engano, logo após o relançamento do seu sistema. A rede social afirmou já ter suspendido os perfis e que está aprimorando a mecânica para evitar esse tipo de falha. Não está claro como eles conseguiram o benefício, mas, de alguma forma, foram capazes de burlar a checagem.
- Super Follow do Twitter tem possíveis pré-requisitos revelados; confira
- Twitter volta a aceitar solicitações de selinho azul de perfil verificado
- Como ter o selinho de verificado no Twitter
"Nós aprovamos de forma equivocada pedidos de verificação de um pequeno número de contas não autênticas (falsas)", confirmou a rede social em nota enviada ao site DailyDot. "Suspendemos temporariamente as contas em questão e removemos seus selos de verificação, de acordo com a nossa política de spam e manipulação da plataforma."
Fakes verificados
Tudo começou quando o perfil Conspirador Norteño (@conspirator0) divulgou seis contas verificadas pela rede que haviam sido criadas no dia 16 de junho. Somente este fator seria suficiente para negar o selo, já que o Twitter exige três requisitos básicos para a conta: ser autêntica, notável e ativa. Uma conta criada há tão pouco tempo não pode ser considerada "ativa".
Meet @aykacmis, @degismece, @anlamislar, @aykacti, @kayitlii, and @donmedim, a sextet of blue-check verified Twitter accounts created on June 16th, 2021. None has yet tweeted and all have roughly 1000 followers (and mostly the *same* followers).
— Conspirador Norteño (@conspirator0) July 12, 2021
cc: @ZellaQuixote pic.twitter.com/V82Wtu0SNr
Nenhum dos perfis denunciados se enquadrava nos requisitos — a maioria nem sequer possuía tuítes e dois deles usaram fotos de bancos de imagens. Alguns desses perfis usavam fotos geradas por tecnologias de inteligência artificial, com intuito de burlar o sistema. A rede também coloca como critério de segurança a autenticação de dois fatores e dados pessoais dos proprietários, o que provavelmente não estava presente nas contas fake.
Segundo o denunciante, as seis contas tinham 976 seguidores em comum, todos criados entre os dias 19 e 20 de junho. Esse somatório de fatores dá a entender se tratar de uma rede de robôs, com 1.212 contas, criadas justamente para burlar sistemas.
These six newly-created verified accounts have 977 followers in common. One is @verified (which follows all blue-check verified accounts). The other 976 were all created on June 19th or June 20th, 2021, and all follow the same 190 accounts. #Astroturf pic.twitter.com/N6kkh2DBZ3
— Conspirador Norteño (@conspirator0) July 12, 2021
Esse incidente pode ter deixado muitos usuários irritados e ressabiados com o sistema de verificação, afinal muitas pessoas têm seu pedido negado, mesmo enquadradas nos requisitos da rede do passarinho. A situação provavelmente não será suficiente para retirar a autoridade que o cobiçado selo azul traz para o perfil, mas pode ter algum impacto na imagem do Twitter.
Quando fez o relançamento da página de verificação, o Twitter disse que existe um processo automatizado inicial, mas que os pedidos passariam pela análise de uma equipe de funcionários “de carne e osso”. Assim, eles poderiam corrigir eventuais falhas para que casos como este não ocorressem.
Estaria o sistema de verificação do Twitter sob suspeita? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: Cospirador Norteño, DailyDot
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.