TRE-PR terá atendimento remoto via WhatsApp
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Em parceria entre o WhatsApp e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), cidadãos do estado poderão consultar serviços da Justiça Eleitoral por meio de um contato fixo no mensageiro. O canal de comunicação via número (41) 3330-8500 evitará deslocamentos desnecessários para unidades da autoridade estadual ao oferecer atendimento remoto.
- WhatsApp não diz quando lançará recurso de Comunidades no Brasil
- Grande atualização do Windows 11 foi distribuída para PCs incompatíveis
“Nesta data tão importante comemoramos 90 anos de instalação da Justiça Eleitoral do Paraná, estreitamos nossa proximidade com o eleitorado por meio da criação do multicanal. Esse novo serviço é mais um trabalho de excelência que temos o orgulho de entregar para a população e tem por objetivo levar serviços e atendimento, via celular, para as eleitoras e eleitores de todo o estado”, disse o presidente do TRE-PR, Wellington Emanuel Coimbra.
A recomendação da plataforma e da Justiça Eleitoral é que os cidadãos salvem o número de atendimento via WhatsApp na agenda do celular. Uma vez com o contato devidamente armazenado, são minimizadas as chances de aplicações de golpes de criminosos que tentam se passar pelo órgão estadual.
Serviços disponíveis pelo WhatsApp
Através do contato via WhatsApp com o TRE-PR, o eleitor pode:
- Inscrição de mesária ou mesário voluntário;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Consulta de débitos eleitorais;
- Certidão de crimes eleitorais;
- Certidão de filiação partidária;
- Certidão negativa de alistamento;
- Certidão de composição partidária;
- Autoatendimento do Eleitor;
- Falar com atendentes (Balcão Virtual);
- Acessar a segunda via do título eleitoral;
- Atendimento para advogadas e advogados (Balcão Virtual);
- Falar com a Ouvidoria;
- Enviar denúncias de notícias suspeitas sobre o processo eleitoral (Gralha Confere);
- Tirar dúvidas.
Para ser atendido pelo mensageiro, basta enviar uma mensagem para o número do TRE-PR. Os serviços estão disponíveis em qualquer horário e a primeira resposta será automática. Se a solicitação não puder ser resolvida de forma automatizada, o pedido será encaminhado para os atendentes do órgão, disponíveis das 12h às 18h.
Desmentindo fake news
Além do atendimento online, o canal de comunicação com o órgão eleitoral também servirá para desmentir notícias falsas relacionadas às eleições. As apurações serão feitas pelo programa Gralha Confere, também do TRE-PR.
Esse é mais um esforço do WhatsApp na construção de um mensageiro seguro para as eleições de 2022. O atendimento remoto também está disponível em outros estados, incluindo a Bahia e a Paraíba.