Publicidade

TouchWiz: relembre como era a antecessora da One UI

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

A TouchWiz era a interface usada nos celulares da Samsung com tela sensível ao toque entre 2009 e 2016. A antecessora da One UI foi usada antes mesmo de a fabricante adotar o sistema Android e dividiu opiniões durante o tempo em que existiu.

O Canaltech relembra alguns pontos da história da interface:

  • Quando a TouchWiz surgiu?
  • Relação de amor e ódio
  • Fim da TouchWiz
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando a TouchWiz surgiu?

A primeira aparição da interface foi com o modelo SGH-G480 Tocco, de 2008, mas a versão 1.0 da TouchWiz chegou ao mercado no ano de 2009. Na época, era usada nos celulares da Samsung com diferentes sistemas operacionais, incluindo modelos que ainda tinham teclado físico.

A estreia no Android veio com o primeiro modelo da linha Galaxy S, de 2010, na versão 3.0 da interface. 

Posteriormente, a marca sul-coreana adotou como padrão para todos os lançamentos no Sistema do Robozinho, o que marcou o visual popular dos aparelhos da Samsung no começo da década de 2010 em contraste com o “Android Puro”.

Relação de amor e ódio

A TouchWiz durou muito tempo, mas isso não significa que era unanimidade. No contexto em que os aparelhos de entrada da marca ficaram com a fama de “celular que trava”, a interface não ajudava a melhorar a reputação: era pouco otimizada para o vasto catálogo de dispositivos e tinha problemas de desempenho.

Outra reclamação constante da TouchWiz era do bloatware excessivo. Os celulares da Samsung vinham com muitos apps instalados nas configurações de fábrica, nem sempre os softwares atendiam aos desejos dos consumidores e ainda não era possível desinstalá-los para deixar o sistema mais leve.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a plataforma trouxe inovações importantes para a época, como uso de widgets mais fluidos na tela inicial, gestos de navegação e navegação em janelas. As funções foram incorporadas pelo Android posteriormente e podem ser encontradas em celulares anos depois.

Fim da TouchWiz

Ainda diante de muitas críticas da comunidade, a TouchWiz ganhou sua última versão em 2016, usada no Galaxy Note 7. No ano seguinte, a Samsung incorporou alguns elementos visuais para criar a interface Samsung Experience, que serviu como uma “ponte” entre o antecessor e a One UI, lançada em 2018.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Galaxy S23 vs S24 vs S25: Qual Samsung comprar em 2025? #Tecnologia #Smartphone #comparativo