Tinder proíbe links para redes sociais na bio e prints de conversas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Tinder decidiu proibir prints de conversas e banir links para perfis em mídias sociais das bios de seus usuários. O motivo seria um abuso de algumas pessoas ao transformarem seus perfis "trampolim" para reforçar contas no Instagram ou no TikTok e até uso do espaço para vendas.
- Tinder agora mostra se você está interessado em um relacionamento aberto
- Twitter vai apagar conta sem atividade por mais de 30 dias
O app eliminará identificadores sociais de perfis públicos e deve acrescentar a restrição nas Diretrizes da Comunidade. Assim, fica proibido tanto compartilhar nomes de usuários de plataformas quanto disponibilizar links externos diretos.
Em um posicionamento formal, o Tinder lembrou aos usuários que o serviço não serve para promover links, ganhar seguidores, vender coisas, arrecadar fundos ou fazer campanhas. Algumas pessoas criam contas em agregadores de links, como o Linktree, e inserem vários apontamentos para lojas online e outros perfis, o que tira o propósito de paquera do serviço.
Prints bloqueados no Tinder
As novas regras também vetam o compartilhamento de conversas privadas em ambiente público. É relativamente comum encontrar vídeos e prints espalhados pela web com trechos de bate-papo do Tinder, o que acaba por reduzir a confiança nas interações.
Segundo a plataforma, a mudança da política deve reforçar a “autenticidade, o respeito e a inclusão” para todos os usuários. A maior motivação para os ajustes seria a adesão de jovens ao serviço, que ainda estão no começo da sua vida amorosa.
Não está claro como o Tinder fará a remoção dos links indevidos nas bios nem como vai impedir o compartilhamento de bate-papos. É provável que o algoritmo do serviço seja ajustado para monitorar esse tipo de atividade ou bloquear prints de tela.
Quem violar a regra deve ser denunciado, avisa Tinder
Por fim, o serviço de relacionamento incentiva usuários a denunciarem quem viola a regra. Isso se aplica também a quem compartilhar perfis nas conversas ou tentar levar o papo para outros locais, como o WhatsApp.
Quando alguém sai do Tinder, fica impossível saber se aquela pessoa é quem diz ser. Além disso, existe o risco de expor dados pessoais, como o número de telefone e o e-mail.
O problema é que, sem acessar redes sociais de alguém, também existe um certo temor sobre a autenticidade do perfil. O jeito é aguardar para ver como isso vai impactar na rotina de matches do principal serviço de namoro do mundo.